Mar próprio para banho e monitorado por guarda-vidas em Guarapari
Boletim de balneabilidade foi divulgado no dia 7 de dezembro
Escute essa reportagem
Turistas e moradores podem se banhar tranquilos nas praias de Guarapari. Pelo menos essa é a conclusão feita a partir do boletim de balneabilidade divulgado no dia 7 de dezembro pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag).
Os resultados dos exames mostraram que, nos 16 pontos em que foram coletados materiais para análise em Guarapari, o mar está próprio para banho.
Foram objetos do diagnóstico três locais na Praia do Morro e pontos específicos das praias de Meaípe, Bacutia, Peracanga, Areia Preta, Castanheiras, Namorados, Virtudes, Setiba, Guaibura, Muquiçaba e Santa Mônica, além de Praia da Fonte e Praia dos Padres.
Haverá monitoramento do mar por guarda-vidas. A prefeitura informou que o Corpo de Salvamento disponibilizado é composto por 125 profissionais, distribuídos nos seguintes locais: Bacutia, Peracanga, Areia Preta, Castanheiras, Namorados, Virtudes, Santa Mônica, Setiba, Praia do Morro, Praia da Cerca, Praia das Pelotas, Praia dos Adventistas e Praia da Sereia.
Mergulho para crianças e adultos
Que tal mergulhar a 12 metros de profundidade e contemplar a vida no fundo do mar? Em Guarapari, é possível fazer o chamado “batismo”, voltado para pessoas que não praticam mergulho, mas que têm curiosidade de viver essa experiência. É uma vivência que pode ser, inclusive, compartilhada em família, por crianças e adultos.
Nela, os praticantes fazem uma descida guiada até os recifes de coral e conseguem ver uma grande variedade de peixes.
Fernando Campagnoli Júnior, proprietário da Cia do Mergulho, agência que oferece o serviço, comentou sobre a experiência.
“Guarapari tem a maior biodiversidade marinha de peixes recifais do Brasil, segundo estudos na área. As pessoas curtem muito essa prática. Recebemos turistas de diversas cidades e de diferentes estados, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e o feedback sempre é superpositivo”.
Para vivenciar o batismo, é preciso ter acima de 10 anos, sem limite de idade, desde que a saúde esteja em dia.
“A pessoa assiste a uma miniaula teórica a bordo da embarcação, faz uma adaptação ao equipamento e realiza um mergulho a uma profundidade máxima de 12 metros, sempre com a supervisão direta de um instrutor, por um tempo de 30 minutos”, explicou Fernando.
A experiência custa R$ 495 por pessoa e inclui o equipamento utilizado, serviço de bordo com bebidas não alcoólicas, frutas e biscoitos e todo o suporte da equipe de instrutores. Para contratar, basta entrar em contato por WhatsApp, no número (27) 99619-4274, e combinar todos os detalhes.
SERVIÇO
Pontos próprios para banho:
Praia de Meaípe, em frente ao Hotel Gaeta.
Praia da Bacutia, em frente ao Edifício Reserva da Bacutia.
Praia de Peracanga, em frente ao Edifício Monteiro Lobato.
Praia da Areia Preta, em frente ao Edifício Solar da Praia.
Praia das Castanheiras, próximo ao Clube Siribeira.
Praia dos Namorados, em frente ao Hotel Atlântico.
Praia das Virtudes, em frente à pracinha.
Prainha de Muquiçaba, em frente à rua Francisco Furtado.
Praia do Morro, em frente aos Edifícios Maison Classic e Varandas de Guarapari e em frente ao Quiosque 9.
Praia de Santa Mônica, em frente à rua Santa Rita.
Praia de Setiba, em frente ao Quiosque Alto Astral.
Praia da Fonte, nos fundos do Edifício Praia da Fonte.
Praia dos Padres, próximo à descida de acesso.
Praia de Guaibura, em frente ao Beach Hostel.
Fonte: Prefeitura de Guarapari.
Comentários