“Precisamos incentivar mais a leitura e a escrita”, diz professor
Habilidades de comunicação são essenciais ao longo da vida, não só na escola
Escute essa reportagem
A leitura e a escrita são fundamentais para a comunicação, e incentivá-las nas escolas é muito necessário, ressaltaram profissionais para A Tribuna.
O professor Hélio Almeida, especialista em Redação e Linguagens, afirmou que estimular mais a leitura e a escrita é importante porque a prática leva à perfeição. Ou seja, quem escreve e lê bem, é por que praticou.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas
“A leitura e a escrita precisam ser incentivadas. Elas são fundamentais para a construção das habilidades e na construção de nós como indivíduos”, completou.
Orlando Lopes Albertino, doutor em Literatura e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), disse que as duas ações se mostram cada vez mais fundamentais.
“Esses dois processos, cada um a seu modo, desenvolvem a capacidade humana de analisar e interpretar tanto as situações específicas da vida profissional quanto as questões mais propriamente existenciais e subjetivas da vida”.
Ele também ressaltou que o incentivo a elas tem que ser, além da escola, em vários âmbitos.
“É preciso que a leitura e a escrita voltem a ser importantes na vida social e civil: a leitura e a escrita não são importantes porque estudantes devem ler e escrever, são importantes porque os adultos devem ler e escrever, empresários devem ler e escrever, juízes devem ler e escrever, padres e políticos devem ler e escrever”, disse.
Iniciativa da Rede Tribuna, o “Guardiões da Natureza” preza pelo estímulo à leitura e escrita ao trabalhar com um concurso de redações de temática ambiental. Nela, participam alunos do 9º ano do ensino fundamental de nove escolas públicas do Estado.
Professora de Português da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Prof Juraci Machado, na Serra, Michele Zildiane dará suporte aos estudantes no processo de criação da redação. Ela elogiou a ação.
“O projeto é muito positivo para os estudantes. Eles desenvolvem a parte escrita, que é importantíssima, e também aprendem mais a respeito do meio ambiente”, disse.
Comentários