Guardiões da natureza em ação
Projeto da Rede Tribuna vai estimular, através de concurso de redação, a leitura, a escrita e maneiras de cuidar do meio ambiente
Escute essa reportagem
Animação é o que não falta por parte dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adão Benezath, localizada na capital, para a participação no projeto “Guardiões da Natureza”. Realizado pela Rede Tribuna e iniciado neste mês, ele promove o incentivo à leitura, à escrita e estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.
Ao todo, nove instituições de ensino de Vargem Alta, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra farão parte da ação, que conta com um concurso de escrita.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas
Diretora comercial da Rede Tribuna, Lenise Loureiro explicou que cada escola realizará internamente com os estudantes do 9ª ano do ensino fundamental uma competição que irá selecionar as 25 melhores redações sobre o tema “Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos?”.
Ao longo de setembro, outubro e novembro, os 25 selecionados de cada instituição de ensino farão uma visita à Rede Tribuna, onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também na Reserva Águia Branca, um espaço de 2.225 hectares mantido pelo grupo Águia Branca, em Vargem Alta, que é casa para várias espécies de fauna e flora.
Nas visitas, serão reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola.
Os vencedores serão entrevistados, junto com o professor responsável, por profissionais dos veículos de comunicação da Rede Tribuna e os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online. Cada evento terá a cobertura da TV Tribuna/SBT, com reportagem que irá ao ar no telejornal Tribuna Notícias 1ª Edição.
Em dezembro, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações junto ao professor irão para a Reserva Águia Branca receber os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.
“Esse projeto é muito importante ao fortalecer atividades nas escolas de reflexão e consciência ambiental”, comentou Lenise.
Vitória Barros Santana, 14, estudante da Adão Benezath, contou que gosta bastante de escrever e já tem ideias de como desenrolará seu texto. “Estou bem animada. Essa é uma ação muito boa ao nos estimular a escrever e pensar nossas ações em relação ao meio ambiente e sustentabilidade”, comentou.
Alunos animados para escrever
Educação ambiental em foco
Trabalhar a educação ambiental é algo muito importante na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Anchieta (EMEF), localizada na Ilha de Santa Maria, em Vitória.
Seus alunos farão parte da iniciativa “Guardiões da Natureza” e estão animados. A professora de História e Educação Socioambiental Natacha Ribeiro vai orientar os alunos nesse processo.
João Vitor Mattos dos Santos, Laís dos Anjos Machado Ferreira e Stefany Camilly dos Santos são alguns dos estudantes da escola que irão participar do projeto.
"Muitas ideias para escrever"
Os alunos do 9º ano Ana Lívia da Silva Nascimento, Aysha Ferreira Ribeiro, Sofia Rosa, Rhuan da Silva Gonçalves e Heitor de Queiroz Munhão já estão pensando no que irão abordar na redação do projeto “Guardiões da Natureza”.
Eles, que estudam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Prof. Juraci Machado, na Serra, terão o suporte da professora de Português Michele Zildiane para a produção do texto.
“Estou muito animada para participar e já tenho várias ideias sobre o que posso escrever”, disse Ana Lívia.
Comentários