Incentivo à alimentação saudável e balanceada
Horta de escola em Vitória busca mudar a visão das crianças em relação à comida
Escute essa reportagem
Incentivar a alimentação saudável e balanceada é um dos objetivos da horta existente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, Vitória.
O projeto, que começou a fazer parte do dia a dia dos alunos no ano passado, já tem mudado a visão deles em relação à comida, informou a professora de Ciências Patrícia Galvão, idealizadora da ação.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas
“Vimos que o projeto influenciou muito positivamente os estudantes. Pais relataram que seus filhos já chegaram perguntando por que não tinha determinado vegetal no almoço deles em casa, e que eles queriam comer”.
Alice Pilon do Nascimento, pedagoga da instituição de ensino, afirmou que muitas crianças apresentam resistência em experimentar legumes que não fazem parte de seu cotidiano.
“Com o projeto, os estudantes se sentem mais motivados em conhecer os novos sabores, até mesmo porque criam uma relação de pertencimento com o alimento colhido”, completou.
De acordo com Patrícia, os alunos amam a horta, e eles têm participação direta no processo: plantam e colhem. Dentro do que é cultivado, tem-se quiabo, abobrinha e berinjela, e esses alimentos são destinados para a merenda escolar.
A professora Rayane Brito e a aluna Ayla Silva Costa Nascimento, de seis anos, gostam bastante do espaço.
Além de vegetais, também há um canteiro com um jardim sensorial em que são cultivadas ervas e temperos como manjericão, hortelã, orégano e sálvia.
Benefícios
Patrícia afirmou que a horta é bastante importante ao proporcionar o aprendizado de uma maneira geral.
“Não apenas voltado para a parte pedagógica, mas sim de interação, tanto social quanto com o meio ambiente. Ela ensina perseverança, paciência e desenvolve habilidades socioemocionais”, comentou sobre o projeto.
A pedagoga Alice concordou. “Acredito que o movimento de mexer na terra, o cuidado com ela, a observação do crescimento e a colheita dos frutos geram uma expectativa interessante. Além disso, trabalham questões socioemocionais, como por exemplo o cuidado com a escola, as relações com os pares”, concluiu a profissional.
Alimentos plantados e seus benefícios
Quiabo
Previne problemas cardíacos e ajuda no controle da glicemia.
Abobrinha
Promove a hidratação, previne e trata diabetes, contribui para imunidade do organismo.
Berinjela
Ajuda a emagrecer, diminui o colesterol e aumenta a imunidade.
Tomate-cereja
É bom para a pele, promove a saúde óssea e auxilia na perda de peso.
Pepino
Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo; e melhora o trânsito intestinal.
Abóbora
Previne diabetes e faz bem para a saúde dos olhos.
Agrião
Fortalece a imunidade e a estrutura óssea.
Fonte: Pesquisa A Tribuna.
Comentários