Guardiões da Natureza: Lições para proteger o meio ambiente
Mais dois estudantes tiveram suas redações selecionadas dentro do projeto idealizado pela Rede Tribuna e pela Reserva Águia Branca
Escute essa reportagem
O projeto Guardiões da Natureza selecionou outros dois textos do concurso de redação proposto e revelou adolescentes que compartilharam lições valiosas: Alfled Bento de Jesus e Lavinya Vaz Ferreira.
Ambos têm 14 anos e estudam no 9º ano na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Antônio Bezerra de Farias, localizada em Vila Velha.
A dupla celebrou o resultado e Lavinya comentou sobre o tema que escolheu abordar. “Sempre me importei bastante com o descarte do lixo. Para onde ele vai e para onde deve ir? Assim que pensei no título, lembrei do assunto”.
O Guardiões da Natureza é uma ação idealizada pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna que contempla nove escolas localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Para o projeto, alunos do 7º ao 9º nono ano do ensino fundamental de cada unidade produzem uma redação com o questionamento: “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”, e o corpo docente seleciona 25 textos.
Os alunos escolhidos pelos professores e diretores visitam a Rede Tribuna, onde conhecem os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também aquele realizado na Reserva Águia Branca. Na visita, são reveladas as duas melhores redações. Os estudantes que as escreveram farão uma visita à Reserva Águia Branca em outubro.
Maria Felicidade Penha, professora de Língua Portuguesa da escola, elogiou o projeto. “No momento que escreve sobre um assunto, você precisa pesquisar, e depois há a reflexão sobre isso. É incrível o grau de consciência que eles acabam alcançando”.
Gerente de Projetos e Marketing da Rede Tribuna, Hemerson Costa também comentou sobre a iniciativa. “É gratificante ouvir dos estudantes que participar do Guardiões da Natureza modificou o modo de cada um ver o mundo em que está inserido”.
Gabriel Simões, analista de sustentabilidade do Grupo Águia Branca, disse que visitar a reserva é apaixonante. “Ver a mata preservada é muito diferente de escrever sobre ela”.
Redações selecionadas
Ação e reação na natureza
Você já pensou no seu futuro? Sabia que suas ações podem prejudicá-lo? Como bem dizia Newton: 'Toda ação gera uma reação'. Atitudes que para você são consideradas normais, para a natureza podem ser um problema.
Um exemplo claro disso é o descarte indevido de plásticos, óleos e gorduras, pilhas e baterias, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis. Todos esses elementos devem ser descartados de maneira correta: os plásticos são recicláveis e devem ser separados; os óleos e gorduras devem ser encaminhados para empresas e ONG’s que os reutilizam, transformando-os em sabão, biodiesel, tintas e outros produtos; as pilhas e baterias devem ser descartadas em lixeiras próprias existentes em shoppings e farmácias; os móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos devem ser coletados pela prefeitura, que os levará para locais apropriados.
Um caso recente que pode ser usado como exemplo das consequências do desrespeito à natureza é o desastre natural ocorrido no Rio Grande do Sul.
Caso os tipos de lixo já citados não tenham sido descartados corretamente, bueiros entupirão e quando a água começar a abaixar os rios vão sair puxando consigo todos os lixos depositados em seus leitos, trazendo muitos problemas.
Para evitar que esses problemas aconteçam, a solução é respeitar sempre a natureza e cuidar dela com responsabilidade.
- Lavinya Vaz Ferreira Barbosa
Uma solução possível
Problemas ambientais já se tornaram uma rotina mundial. Todos os dias algum jornal publica uma matéria sobre aquecimento global, desastres naturais, conferências para a discussão dos problemas ecológicos mundiais, etc.
Em nosso País, queimadas, enchentes – como a que o Rio Grande do Sul está passando – efeito estufa, degradação do solo, entre outros, têm se tornado cada vez mais frequentes.
Os motivos que nos levaram a essa situação deprimente são vários, porém todos podem ser resumidos em uma única frase: desrespeito à natureza!
A solução para acabar com esse problema ou, pelo menos, amenizá-lo, é ensinar as próximas gerações a amar e cuidar do planeta em que vivemos, pois esse é o único que temos!
- Alfled Bento de Jesus Araujo Junior
Fique por dentro
Guardiões da Natureza
Nove escolas da Grande Vitória participam. Cada uma delas realiza um concurso de redação internamente com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, selecionando as 25 boas redações sobre o tema “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.
Até setembro, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna, onde vão conhecer os trabalhos desenvolvidos na empresa, e aquele realizado na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.
Nas visitas, serão reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola. Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.
Em outubro, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor irão para a Reserva Águia Branca receber os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.
Comentários