Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Mistura

| 24/07/2021, 14:49 h | Atualizado em 24/07/2021, 14:52
Painel

Folha de São Paulo


O Ministério da Saúde autorizou a aplicação de 2ª dose do imunizante da Pfizer em mulheres grávidas ou no puerpério que receberam vacina da AstraZeneca contra a covid-19 na 1ª dose. Em nota técnica obtida pelo Painel e elaborada na quinta (22), a pasta diz que na falta de Pfizer, a Coronavac deve ser utilizada. O uso da AstraZeneca em gestantes e puérperas com comorbidades foi suspenso em maio após morte de gestante que havia recebido o imunizante, revelada pela coluna.

Tudo bem

O texto diz que a intercambialidade (a possibilidade de utilizar vacinas diferentes) não é recomendada, mas que uma vacina contra a covid-19 de outro fabricante pode ser aplicada em situações de exceção, seja por contraindicações específicas ou por ausência de um imunizante.

Dá certo

A nota também diz que aqueles que receberem as vacinas nesse esquema deverão ser orientados a respeito dos dados ainda limitados sobre a combinação de vacinas, ainda que se espere, com base nos princípios básicos da imunologia, o efeito de aumento da resposta imune à covid-19.

Boné

Braço direito de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, Airton Cascavel deixou o cargo de secretário de Saúde do governo de Roraima, comandado pelo bolsonarista Antonio Denarium. Segundo a administração estadual, Cascavel contaminou-se pela segunda vez com a covid-19.

No pé

Oitavo a ocupar a pasta, o empresário deixou a secretaria dias após a Procuradoria-Geral da República no DF enviar à CPI da Covid documentos relativos a investigação por usurpação de função relacionada a Pazuello que tem Cascavel como protagonista.

Amizade

O Painel revelou em junho de 2020 que o ministro havia colocado Cascavel, seu amigo, para trabalhar como uma das figuras mais influentes do ministério sem nomeá-lo oficialmente. Após a repercussão, o empresário ganhou o cargo de assessor especial.

Pressa

A rapidez de Arthur Lira (PP-PI), presidente da Câmara, em enviar para a CCJ a PEC que impede que militares da ativa ocupem cargos políticos foi vista como sinal positivo pelos apoiadores do texto de Perpétua Almeida (PC do B-AC).

Eles creem que isso pode mostrar que a aprovação da PEC deve transbordar da oposição e dos independentes e chegar a parcelas do Centrão. Lira recebeu a PEC no dia 14 e despachou no 16.

Modelo

Sócia da Precisa, a Global Saúde também está na mira de investigadores por supostamente fraudar documentos. O contrato entre a indiana Bharat Biotech e a Precisa foi rescindido após suspeita de fraude em ofícios entregues ao Ministério da Saúde.

Lupa

Dados em posse do Ministério Público Federal levantaram a suspeita de que a Global recebeu um aporte milionário do Postalis, fundo de pensão dos Correios, com base em um laudo de avaliação fraudado.

Alvo

Os documentos são um dos indícios amealhados pelos investigadores sobre os motivos do prejuízo de R$ 40 milhões causado ao fundo de pensão. Como mostrou o Painel, o TCU afirma haver “dúvidas acerca do real valor das ações” da Global, cujo sócio é Francisco Maximiano.

Explica

Criticada pelo encontro com Beatrix von Storch, deputada de extrema direita e neta de um ex-integrante do governo de Hitler, Bia Kicis (PSL-DF) se defendeu em texto enviado à Confederação Israelita do Brasil ontem com o argumento de que a parlamentar alemã é defensora dos valores judaico-cristãos e da família.

Negacionista

Von Storch é conhecida pela xenofobia e por incitação ao ódio contra muçulmanos. Para Bia Kicis, o AfD (Alternativa para a Alemanha), partido da deputada, não é nazista, mas que “pode ter integrantes mais extremados” e que alguns deles foram expulsos.

Em alta

Confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi o termo com a maior alta nas buscas no Google nas últimas 24 horas.

Placar

Sem levar em conta a procura por futebol, o integrante do Centrão registrou alta de 1.450% e a pergunta “o que faz a Casa Civil” teve aumento de 3.750%.

Tiroteio

“Quem tem medo de militar é bandido.”
De Coronel Tadeu (PSL-SP), deputado, sobre as críticas da oposição em relação à atuação de militares e às ameaças feitas à CPI.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel