Consenso
Folha de São Paulo
A reação no Congresso à entrevista ao jornal O Globo do comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Carlos Almeida Baptista Junior, foi unânime entre os grupos políticos: reprovação absoluta.
De oposicionistas do governo na CPI da Covid até bolsonaristas, os parlamentares viram como inoportunas e desnecessárias as falas de Baptista Junior após divulgação da nota assinada com os outros comandantes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto.
Limite
Na cúpula do Congresso, a atitude de Baptista foi entendida como um avanço para o campo da política, fora do escopo das Forças Armadas.
Diferente
A própria disposição em dar uma entrevista já revela postura que destoa da forma como vinham agindo seus antecessores e outros comandantes das Forças, avessos a externar opiniões publicamente. Nela, o tenente-brigadeiro disse que a nota das Forças era um “alerta às instituições” e que não enviariam 50 notas para o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).
Like
Nas redes sociais, Baptista também é menos contido e se manifesta por meio de curtidas em mensagens políticas, geralmente em apoio a Jair Bolsonaro.
Igual
Os embaixadores da União Europeia, Noruega e Reino Unido relataram a parlamentares em reunião na última semana que ainda não viram gestos concretos do governo brasileiro para conter o desmatamento mesmo após a saída de Ricardo Salles do ministério do Meio Ambiente.
Alarme
Integrante da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, Rodrigo Agostinho (PSB-SP) esteve no encontro e disse ao Painel que os embaixadores também se mostraram preocupados com o andamento no Congresso da discussão sobre a liberação de mineração em terras indígenas, licenciamento ambiental e regularização fundiária.
Pra quê
A manifestação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), em resposta às recentes ameaças golpistas de Jair Bolsonaro, irritou parlamentares, que o chamam agora de oportunista. Na oposição, a fala foi bem recebida.
Aparecido
Ciro Nogueira (PP- PI) deu indireta em suas redes sociais e escreveu que “a doença da vaidade acomete cabeças e mentes nos três po- deres”. A leitura foi de que Pacheco foi um dos alvos.
Xaveco
O Planalto aposta em Rodrigo Pacheco e, especialmente, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) para amaciar a indicação de André Mendonça ao STF no Senado.
Desgosto
De Bezerra, espera-se que ele ajude no MDB, onde há resistência. Já de Pacheco, que cuide de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que há meses externa sua contrariedade em relação à possível escolha do AGU.
Vermelhou
Bezerra tornou-se um dos mais ardorosos defensores de Bolsonaro, com participação destacada na CPI.
Histórico
Procurador da Davati no Brasil, empresa que negociava 400 milhões de vacinas com o governo Bolsonaro sem ter revelado onde as conseguiria, Cristiano Carvalho foi acusado na Justiça de vender catracas em nome de empresa que não as comercializava.
Tchau
A empresa BST Butler demitiu Carvalho por justa causa em 2015 após constatar que ele havia solicitado reembolso de valor já quitado. Ele contestou a justa causa, mas a Justiça deu razão à empresa.
Eu vi
No processo, uma das testemunhas da empresa, que vendia equipamentos de abertura biométrica de portões, diz que o então diretor vendia "produtos que não eram" da BST, como catracas.
Misturado
Em reunião neste sábado (ontem), o diretório nacional do Psol derrotou proposta interna que existia para lançamento de candidatura própria à Presidência da República.
Time
O partido deve seguir na linha de buscar unidade com outras siglas da esquerda. Um dos mais destacados defensores da proposta de construir uma aliança política de oposição a Jair Bolsonaro com outros partidos é Guilherme Boulos, possível candidato do Psol ao governo de São Paulo em 2022.
Futuro
Um novo direcionamento deve ser acertado em setembro, no congresso nacional da legenda.
Tiroteio
“Bolsonaro, que finge combater o petismo, é a única chance que Lula tem de voltar. O bolsonarismo e o petismo se retroalimentam”.
De Kim Kataguiri (DEM-SP), deputado federal, sobre o Datafolha mostrar que Lula aumentou sua vantagem para 2022
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo