Escape do anticoncepcional, por que acontece? Como resolver?
Lorena Baldotto
Você vive tendo escape no anticoncepcional e quer descobrir por que ele acontece? Sabe dos riscos que corre? Vem comigo que vou explicar todo o processo. São três os fatores principais que podem ocasionar esse sangramento fora de hora.
Vou falar de cada situação específica: o primeiro caso é quando você usa pílula de maneira contínua. Quando isso acontece, seus hormônios costumam ficar estáveis e a camada que reveste o útero fica muito fina, o que causa sangramentos. Uma forma de melhorar isso é fazer pausas com um pouco mais de regularidade. A cada 3/4 meses eu considero um tempo bacana para evitar sustos.
Outra situação que pode te levar a ter sangramento é quando você esquece de tomar o anticoncepcional. Tomar o remédio errado é perigoso porque ocorre uma queda hormonal e aí, além de você sangrar fora de hora, pode surgir o risco da gravidez indesejada.
Usar o anticoncepcional da forma correta garante a eficácia do método. Caso você tome errado, não confie nessa cartela. Tome o mais rápido que lembrar e use preservativo por 7 dias, no mínimo.
O ideal é que as pílulas sejam tomadas todos os dias no mesmo horário. Uma dica que eu dou é que ela seja consumida sempre em um horário estratégico dentro da sua rotina, tipo ao acordar ou ao deitar, ou junto com o almoço, se você tem uma rotina de almoçar sempre no mesmo horário.
O terceiro fator que causa escape é o uso de medicações ou alterações que atrapalhem a absorção do remédio, como uso de alguns antibióticos, medicamentos psiquiátricos, bebidas alcoólicas em excesso e até situações como vômito ou diarreia podem fazer com que você não absorva toda a medicação.
Nesse caso, você precisa ter os mesmos cuidados de quem esqueceu de usar o anticoncepcional, ou seja, se prevenir e, em alguns casos, até aumentar a dose do remédio.
Se você teve sangramento fora do ciclo em uso de anticoncepcional por algum desses motivos, a boa notícia é que é possível estabilizar essas oscilações hormonais simplesmente regularizando o uso do anticoncepcional.
Isso costuma ser o suficiente para controlar o problema. Porém, alguns casos requerem um acompanhamento mais de perto ou a utilização de outros métodos contraceptivos.
Nesse caso, é importante agendar uma consulta especializada para identificar e tratar o problema.
Se quiser marcar comigo ou receber mais alguma orientação sobre esse assunto, me chama lá no insta @dra.lorenabaldotto_sexologa que estou sempre dando várias dicas e tirando muitas dúvidas online! Vejo vocês lá!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Sexo & Saúde,por Lorena Baldotto