Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

MUNDO DIGITAL

Como recuperar sua conta clonada do WhatsApp

| 19/07/2020, 10:21 h | Atualizado em 19/07/2020, 10:23
Mundo Digital

Eduardo Pinheiro


Os golpes da clonagem de contas do WhatsApp não param de crescer e, segundo pesquisa da Google Trends, esse golpe tem sido um dos assuntos mais pesquisados até o momento, na internet brasileira.

Explorando uma brecha na segurança, que ocorre quando o usuário não ativa o fator de confirmação em duas etapas, e também o espírito de colaboração das pessoas, os criminosos conseguem sequestrar contas do aplicativo WhatsApp e, por meio de engenharia social, aplicam golpes em parentes e amigos da lista de contatos da vítima.

Geralmente, os golpistas selecionam na própria internet o número do telefone associado à conta do WhatsApp que será sequestrado. Isso pode acontecer em anúncios comerciais de portais como OLX, Mercado Livre e até mesmo em redes sociais, já que muitas vezes os números ficam ali expostos, facilitando a ação dos criminosos. Se a exposição for inevitável, o melhor a fazer é ativar os recursos de segurança do aplicativo.

Porém, se devido a um descuido você acabou se tornando mais uma vítima desse golpe, veja os 4 procedimentos que devem ser realizados para minimizar o impacto de uma conta sequestrada e para recuperar a conta do aplicativo.

Solicite bloqueio da conta

A primeira ação a ser feita é comunicar, imediatamente, ao suporte do WhatsApp e solicitar o bloqueio da conta, para que o criminoso não consiga se passar pela vítima e tirar dinheiro dos seus contatos. A solicitação de bloqueio da conta deve ser feita enviando um e-mail para support@whatsapp.com, com o assunto: Perdido/Roubado – Desative minha conta.

Procure avisar aos seus contatos

Após a solicitação do bloqueio da conta, a vítima deve telefonar para seus parentes e amigos mais próximos, avisar o ocorrido e pedir que comuniquem o fato nas redes sociais e nos grupos do WhatsApp.

Quanto mais abrangente e eficiente for essa rede de comunicação do fato menor será o risco de sucesso do golpe.

Recupere a conta do WhatsApp

Para recuperar a conta do WhatsApp, a vítima fará o mesmo que o criminoso fez ao sequestrar a sua conta. Iniciar o processo de instalação do WhatsApp com os dados da sua linha telefônica. Nesse processo podem ocorrer duas situações:

1 - A vítima receber um código via SMS e conseguir recuperar a conta.

2 - O criminoso fez o que a vítima devia ter feito e ativou a verificação em duas etapas e agora possui um código que, é claro, não fornecerá para a vítima. Desse modo, a vítima só conseguirá recuperar a sua conta após 7 dias, quando efetuará novamente o processo de instalação e receberá um código master para concluir a recuperação da conta.

Uma alternativa para recuperação da conta é instalar o aplicativo “WhatsApp Business”. Entretanto, o processo de recuperação pode levar 12 horas e, nesse espaço de tempo, o criminoso pode fazer um grande estrago financeiro se passando pela vítima.

Informe o caso à polícia

Após a realização dos passos anteriores, a vítima deve procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência policial e assim fornecer elementos para que a polícia possa investigar o caso.

Por fim, a boa notícia é que todo esse transtorno pode ser evitado. Para isso, basta ativar o fator de verificação em duas etapas e nunca fornecer o código gerado para ninguém. Simples assim!

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Mundo Digital

Mundo Digital, por Eduardo Pinheiro

ACESSAR Mais sobre o autor
Mundo Digital

Mundo Digital,por Eduardo Pinheiro

Mundo Digital

Eduardo Pinheiro

PÁGINA DO AUTOR

Mundo Digital