Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

MUNDO DIGITAL

Pandemia deixa nossos dados mais vulneráveis

| 05/07/2020, 12:38 h | Atualizado em 05/07/2020, 12:40
Mundo Digital

Eduardo Pinheiro


Atualmente, quase a totalidade dos nossos dados e informações, de caráter pessoal e profissional, estão armazenados em ambiente digital, seja nos smartphones, nos computadores ou na nuvem.

Com esses dispositivos cada vez mais conectados à internet, precisamos redobrar os cuidados com a segurança dos nossos dados. A pandemia do coronavírus estabeleceu um novo normal no cotidiano, com atividades rotineiras como trabalho, estudo e entretenimento migrando, em massa, para o ambiente online. Dessa forma, o tempo em que ficamos conectados foi ampliado e, consequentemente, a probabilidade de incidentes com as nossas informações.

Os cibercriminosos e os hackers, sabendo desse processo de convergência digital, intensificam suas ações buscando identificar os usuários mais vulneráveis para direcionarem suas atividades criminosas.

Essas ameaças têm crescido tanto em quantidade quanto em sofisticação técnica de suas ações maliciosas, fazendo com que os nossos dados fiquem na alça de mira dos malfeitores digitais.

Entretanto, a boa notícia é que, com algumas ações simples e sem custos, é possível se proteger da maioria dos riscos que rondam o mundo digital.

Vale lembrar que as ameaças existentes não fazem mágica, elas só logram sucesso em ambientes digitais deixados desprotegidos pelos respectivos usuários.

Utilize software antivírus

A utilização de um software antivírus é imprescindível em nossos dispositivos informáticos para garantir o mínimo de segurança. Existem versões gratuitas que garantirão proteção contra 98% das pragas virtuais.

Sem esquecer que os smartphones são computadores portáteis, que requerem também essa proteção.

Utilize senhas fortes

As senhas se equiparam às chaves de nossas portas do mundo físico. Assim, elas devem ser criadas de forma que impossibilite sua reprodução.

Sempre utilize senha com, no mínimo 9 dígitos e letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Realize cópia de segurança

Faça com regularidade cópias de segurança (backups) para garantir o acesso aos seus dados, caso ocorra algum incidente com o local principal de armazenamento.

Possuir um backup na nuvem (servidor de internet) possui uma segurança relativa. Realizar a cópia de segurança em um HD externo ainda é a melhor solução contra a perda de dados.

Desligue ou desconecte o dispositivo após o uso

Crie o hábito de desligar os dispositivos ou desconectá-los da rede após o uso, não os deixe 24 horas à disposição do radar das ameaças online.

Enfim, agora com o novo normal imposto pela pandemia do coronavírus, que nos transportou ainda mais para o ambiente digital, precisaremos mais do que nunca redobrar os cuidados com os nossos dispositivos informáticos, nos quais armazenamos os dados que produzimos e manipulamos no dia a dia.

Por isso, vale a tempo lembrar que: “o seguro morreu de velho”.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Mundo Digital

Mundo Digital, por Eduardo Pinheiro

ACESSAR Mais sobre o autor
Mundo Digital

Mundo Digital,por Eduardo Pinheiro

Mundo Digital

Eduardo Pinheiro

PÁGINA DO AUTOR

Mundo Digital