Sport contrata estudante com autismo para o setor de comunicação
Vaga preenchida por Carlos Melo integra o plano de inclusão do clube para o mercado de trabalho
O Sport Club do Recife contratou o estudante de jornalismo Carlos Melo para o departamento de comunicação do clube. O novo colaborador está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A contratação foi coordenada pelo setor de inclusão da equipe e ocorreu no mês que que se celebra o Dia do Orgulho Autista.
Planejamento e funções
A vice-presidente de inclusão do Sport, Nara Vieira, informou que a admissão do estudante faz parte de um cronograma traçado no início deste ano. Segundo a dirigente, a vaga preenchida respeita as habilidades técnicas do profissional.
“É um passo que nós vínhamos construindo desde janeiro: transformar a verdadeira inclusão em realidade. Isso significa incluir a pessoa aproveitando a capacidade máxima do seu potencial, em uma atribuição que seja totalmente compatível com suas características”, destacou Nara Vieira.
A diretora de inclusão, Vanessa Lima, apontou que a área escolhida atende aos interesses do estudante. “Foi uma excelente iniciativa do Sport a contratação de Carlos Melo para comunicação do clube, pois demonstra o nosso compromisso com a inclusão e a valorização de diversas competências, contribuindo para um ambiente mais representativo. A comunicação é uma área do seu interesse e vamos colaborar com o seu desenvolvimento profissional e pessoal”, afirmou Vanessa.
Representatividade na Ilha
Carlos Melo é torcedor da equipe e destacou o impacto de atuar na área de formação dentro do clube de futebol. O estudante trabalha no cotidiano administrativo da Ilha do Retiro.
“Eu tô muito feliz de poder ter essa oportunidade no Sport, poder ter a primeira oportunidade na minha área, que é o jornalismo e dentro de um clube que eu cresci assistindo, indo para os jogos na Ilha do Retiro. Meus pais são rubro-negros”, disse o estudante. “Eu vivo o Sport todo dia e eu tô muito grato por essa oportunidade de estar aqui, não só como jornalista, mas também representando a comunidade autista dentro do clube. E espero poder crescer na minha carreira de jornalista e também dentro do Sport”, concluiu Carlos.
O diretor de comunicação do clube, Diego Perez, avaliou o ingresso do universitário na rotina do setor. “Carlos tem um grande potencial. Desde as conversas iniciais, ele mostrou muita vontade, dedicação e conhecimento na área. Temos certeza que ele vai ajudar muito a nossa equipe e o clube”, afirmou Diego.
Função social e gestão
De acordo com a diretoria do Sport, a contratação não visa o preenchimento de cotas obrigatórias por lei, mas o aproveitamento profissional. O presidente do clube, Matheus Souto Maior, ligou o fato às metas da administração.
“Bom, isso mostra que o Sport enquanto clube social, ele precisa cumprir uma função importante para a sociedade. Ele precisa entregar de fato e não apenas em discurso aquilo que a gente prega. E a vice-presidência social, junto com a vice-presidência de inclusão, ela trabalha muito próximo ao torcedor para isso, para que a gente possa colocar em prática aquilo que a gente discursa. Então essa contratação, essa efetivação, acho que ela é mais um passo nessa direção de comprovar que a nossa gestão busca de fato entregar aquilo que a gente se propõe”, declarou Matheus.
Comentários