Confusão em Carnaval de Vila Velha termina com organizador de bloco preso
Conflito entre foliões e Guarda Municipal teve arremesso de garrafas e pedras, uso de gases, bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha
Siga o Tribuna Online no Google
Um conflito entre foliões e a Guarda Municipal marcou o enecrramento do trajeto do bloco Unidos da Toca na noite do último domingo (15), no bairro Itapuã, em Vila Velha. Um dos organizadores do bloco foi preso durante a ocorrência que envolveu arremesso de garrafas e pedras, uso de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha.
Em nota publicada nas redes sociais, a organização do bloco Unidos da Toca disse que foi impedido pela Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) de finalizar o percurso que já havia sido autorizado e assinado pela Prefeitura do município.
Na nota diz ainda que, após serem orientados pelos agentes, a apresentação musical foi interrompida e os foliões seguiram a pé, de forma pacífica, em direção ao destino indicado, onde foram surpreendidos com uma ação de dispersão da Guarda Municipal, que fez uso de gases, bombas e tiros de bala de borracha.
O que diz a Guarda Municipal de Vila Velha
Contudo, a Guarda Municipal afirmou que a organização do bloco solicitou aos agentes autorização para estender o percurso pela Avenida Professora Francelina Carneiro Setúbal, o que foi negado sob a justificativa da via possuir um fluxo intenso de veículos e ser uma das principais ligações com a Terceira Ponte.
Ainda de acordo com a GMVV, diante da negativa o organizador do bloco ofendeu os agentes e incentivou os foliões a seguirem pela avenida. Os participantes do bloco seguiram a pé pela a via indicada e depois teria se concentrado na lateral da Avenida Professora Francelina Carneiro Setúbal.
"Os agentes realizaram diversas tentativas de diálogo com o organizador, sem sucesso. O organizador passou a hostilizar os guardas municipais com palavras de baixo calão e a incitar os foliões contra a equipe, afirmando que o bloco não seria encerrado", disse a assessoria da Guarda Municipal por meio de nota.
A Guarda Municipal informou que solicitou o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e que, durante a ocorrência, foliões arremessaram garrafas e pedras contra os agentes, fazendo com que agentes fizessem uso progressivo da força, com emprego de material de menor potencial ofensivo, para dispersar a multidão.
Prisão do organizador
Sergundo a Polícia Civil, o organizador do evento, um homem de 69 anos, foi levado pela Guarda Municipal à Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuado em flagrante por incitar publicamente a prática de um crime, por desobedecer a uma ordem legal de um funcionário público e, por desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela.
Após o pagamento da fiança, que foi arbitrada pela autoridade policial da Central de Teleflagrante o homem foi liberado para responder o processo em liberdade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários