Vitória leva prêmio nacional por governança e transparência
Na grande premiação na categoria Capitais, Vitória ficou em segundo lugar, seguida de São Paulo. A vencedora foi Curitiba
Cercada por belezas naturais, Vitória alcançou destaque nacional ao conquistar 84,52 pontos na quinta edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, o que garantiu à capital o primeiro lugar no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência na categoria Cidades com mais de 100 mil habitantes.
Na grande premiação da categoria Capitais, pelo IGMA Geral (Índice de Gestão Municipal Aquila), Vitória ficou em segundo lugar, seguida de São Paulo (SP). A vencedora foi Curitiba (PR).
A cerimônia da etapa nacional, que contou com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Saad, ministros do governo federal e o vice-presidente Geraldo Alckmin, foi realizada ontem, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Foram anunciados 23 vencedores.
Presente no evento, o prefeito Lorenzo Pazolini celebrou a conquista. “Este é um momento muito importante para o Espírito Santo. Hoje conquistamos uma vitória extremamente representativa: o primeiro lugar no Brasil no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, além do segundo lugar como melhor cidade do País”.
Ele destacou que a capital vive um novo momento de gestão pública, marcado por planejamento, investimentos e melhoria efetiva da qualidade de vida da população.
Segundo ele, desde 2021 a prefeitura passou por um amplo processo de reorganização administrativa, com diálogo permanente com instituições, vereadores, lideranças comunitárias e políticas, para definir as reais prioridades da cidade.
“Como resultado desse planejamento, foi lançado o Plano Vitória, inicialmente previsto com investimentos de R$ 1 bilhão — o maior da história do município à época — e que hoje já ultrapassa R$ 2,6 bilhões, alcançando as nove regiões e os 82 bairros da capital. Os recursos se refletem em avanços concretos nas políticas públicas.”
Ele também citou investimentos em outras áreas, entre as quais educação, saúde, infraestrutura, urbanismo e segurança pública.
Para o superintendente da Rede Tribuna, Alexandre Gabriel, o reconhecimento nacional coroa o trabalho desenvolvido na valorização da gestão pública de qualidade.
Segundo ele, o Prêmio Band Cidades Excelentes simboliza não apenas uma premiação, mas uma grande celebração das boas práticas administrativas em um ambiente de reconhecimento coletivo.
Alexandre Gabriel ressaltou que o objetivo da iniciativa é valorizar, dar visibilidade e compartilhar experiências bem-sucedidas, estimulando uma concorrência saudável entre os gestores.
“Dever cumprido”
“Quero agradecer muito a todos os servidores porque é por eles e para eles que estamos aqui, e também pelo povo capixaba, que recebe educação de qualidade, assistência de qualidade e saúde de qualidade. Isso é relevante, isso é importante demais.
É um sentimento de dever cumprido, mas também com a certeza de que vamos continuar aprimorando as políticas públicas e a gestão para, no próximo ano, buscarmos o primeiro lugar geral. Essa conquista demonstra o nosso empenho, o resultado do trabalho e o compromisso com uma gestão responsável”. - Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória
Entenda
<>
Solenidade
A premiação é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila. O instrumento utilizado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que avalia o resultado de 72 indicadores.
A cerimônia de premiação da Etapa Nacional aconteceu ontem no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações; Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; e João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Também estiveram presentes Flávio Lara Resende, diretor-geral da Band Brasília e presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão); Caio Luiz de Carvalho, presidente do Instituto Band e diretor-geral de Comunicação e Assuntos Corporativos; Raimundo Godoy, fundador e presidente do Instituto Aquila; além de dirigentes públicos, secretários e assessores dos municípios classificados.
Pilares
Os municípios foram avaliados em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Além deles, também foram premiados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).
Alguns resultados
Pilar Governança, eficiência fiscal e transparência - acima de 100 mil habitantes:
- Vitória (ES)
- Jaraguá do Sul (SC)
- Curitiba (PR)
Prêmio IGMA geral - Categoria capitais
- Vitória (ES)
- Jaraguá do Sul (SC)
- Curitiba (PR)
Prêmio IGMA geral. Categoria acima de 500 mil habitantes
- Sorocaba (SP)
- Joinville (SC)
- Vila Velha (ES)
MATÉRIAS RELACIONADAS:
<>
Comentários