Professor de Pernambuco ganha Prêmio Educador Nota 10 e é eleito Educador do Ano
Gustavo Santos Bezerra leciona na Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú
 
	O professor Gustavo Santos Bezerra, da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, sagrou-se o grande vencedor do Prêmio Educador Nota 10. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (28), na Pinacoteca de São Paulo, o docente foi agraciado com o título de Educador do Ano, o reconhecimento máximo de uma das mais prestigiadas premiações da educação básica no País.
Bezerra destacou-se entre mais de 4 mil projetos inscritos na 27ª edição do prêmio. Além do título principal, o professor da Rede Estadual de Pernambuco também foi o vencedor na categoria Sustentabilidade.
O projeto premiado, intitulado “Dos resíduos aos recursos: proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá”, envolveu a orientação de um grupo de estudantes no desenvolvimento de protótipos a partir dos resíduos da mandioca, subprodutos gerados nas casas de farinha da região.
"Ter esse retorno positivo de um trabalho que realizamos na educação básica, feito com tanto amor e direcionado à comunidade, foi algo extremamente gratificante. É o reconhecimento do esforço e da dedicação que nós, professores, colocamos todos os dias em sala de aula”, celebrou Gustavo Bezerra, visivelmente emocionado durante o anúncio.
Inovação e transformação social
A iniciativa vitoriosa foi desenvolvida na disciplina eletiva "Construções e Invenções Sustentáveis", alinhada à metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Com a participação de 32 alunos, o projeto deu origem a seis outras iniciativas que visavam transformar subprodutos da mandioca, como a manipueira, em materiais úteis, a exemplo de vinagre, madeira ecológica, plástico biodegradável e filtros sustentáveis.
Deste trabalho nasceu o "Flitropinha", um filtro absorvente à base de cascas de pinha, que já havia conquistado a 11ª edição do prêmio Solve for Tomorrow Brasil 2024. A invenção é capaz de reduzir a carga poluente da manipueira, um resíduo tóxico da produção de farinha.
Docente de Química e Física na Rede Estadual desde 2017, Gustavo Bezerra tem um histórico de incentivo à pesquisa científica na escola. Sua paixão pela docência é inspirada na mãe, professora dos anos iniciais.
"Eu nunca imaginei que a gente pudesse alcançar tanto com projetos desenvolvidos em sala de aula", revela o professor, que desde o início de sua carreira, ainda na Erefem Dário Gomes de Lima, em Flores, tem visto seus projetos ganharem notoriedade nacional, como o que destacou a produção de biodiesel e plástico biodegradável a partir do óleo de cozinha usado, chegando a ser destaque em programa televisivo nacional em 2020.
O Prêmio Educador Nota 10, criado em 1998 pelo Instituto Somos, tem o objetivo de valorizar professores e gestores escolares da educação básica, concedendo mais de R$ 3,3 milhões em prêmios ao longo de suas edições.
 
		
		 
         
											
                                            
Comentários