Café aquece turismo em São Gabriel da Palha
A Capital do Café Conilon atrai pessoas interessadas no processo de produção dos grãos, exportados para diversos países
 
	No Noroeste Capixaba, a 200 quilômetros de Vitória, está São Gabriel da Palha. No mapa turístico do Espírito Santo, o município fica na região chamada Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras. E o café, de fato, ajuda a aquecer o turismo na cidade.
A Capital do Café Conilon atrai visitantes que se interessam pela produção do grão. E qualquer um que passeia por lá compreende a vocação local. A Praça do Colono, no Centro, evidencia a tradição: uma estátua de 3 metros representa um colono peneirando grãos.
Ainda no Centro, a Praça Aurélio Bastianello também faz referência à cultura cafeeira. O nome é uma homenagem ao sócio-fundador que presidiu, de 1974 a 1982, a Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do mundo, fundada em São Gabriel da Palha em 1963.
 
	Hoje, quem está na presidência da Cooabriel é Luiz Carlos Bastianello, filho de Aurélio. Ele destaca que a produção de café e o trabalho da cooperativa ajudam a desenvolver não só o turismo, mas todo o ecossistema local.
“Ao trabalharmos para melhorar a vida dos produtores de café, construímos uma comunidade mais evoluída social e economicamente”, pondera Bastianello.
Mais de 9 mil cooperados integram a Cooabriel, e o café produzido por eles é exportado para diversos países. Essa relação fortalece o turismo de negócios em São Gabriel da Palha. E o cenário também é propício para o desenvolvimento do turismo de experiência.
“Recebemos pessoas que querem conhecer lavouras e o processo de produção do café. Também conversamos com o Sebrae, grande parceiro na obtenção do registro de Indicação Geográfica do café conilon do Espírito Santo, para desenvolver o agroturismo”, cita.
A Cooabriel recebe e armazena, sem custo para os cooperados, o café beneficiado. “O cooperado precisa se preocupar com a eficiência da produção. E vende o café quando acha melhor. À medida que isso acontece, formamos lotes e colocamos no mercado. Também temos a indústria, com a produção do Café Guardião”, explica.
Essa dinâmica do cooperativismo atrai para São Gabriel, todo ano, milhares de pessoas, durante a Feira de Agronegócios Cooabriel, maior evento do setor no Estado.
“A feira é sempre na última semana de julho e, a cada ano, ganha força. É um momento em que o produtor vai com familiares. Ao fazer negócios acompanhado da família, ele trabalha, naturalmente, a sucessão na produção de café”, comemora Luiz Carlos Bastianello.
Fábricas de roupas atraem visitantes
 
	São Gabriel da Palha se destaca na indústria de confecção de roupas. Peças de marcas famosas, inclusive, são feitas no município. No ano passado, o setor de confecção de artigos de vestuário e acessórios esteve entre os que mais reuniram trabalhadores, atrás apenas do comércio varejista. E essa vocação econômica impacta o turismo de negócios e o turismo de compras na cidade.
A empresária Susi Colombi Lorenzoni é uma empreendedora gabrielense do setor de vestuário. À frente da marca Izuz, ela realiza um sonho que nasceu quando tinha 16 anos: ter a própria confecção. Hoje, as peças produzidas pelo time de Susi em São Gabriel da Palha são vendidas em outros estados e, através da internet, ganham o mundo.
Atrativo natural
 
	Formada pelo rio São José, a Cachoeira da Onça fica a três quilômetros do centro de São Gabriel da Palha, perto do letreiro da cidade. É um atrativo natural para contemplação, uma vez que não é própria para banho. Por falta de sinalização adequada, para acessá-la é preciso perguntar a moradores da região como fazer ou se aventurar por caminhos prováveis. Fizemos as duas coisas, mas, mesmo assim, não chegamos perto da melhor vista. O drone foi mais privilegiado!
Chocolate da terra
 
	Com chocolate produzido artesanalmente no município, o passeio em São Gabriel da Palha fica mais saboroso. A Faccinio é uma fábrica que nasceu da agricultura familiar. Do cultivo do cacau ao produto pronto para o consumidor final, tudo é feito na cidade. É chocolate sem conservante e sem glúten e tem até opções sem açúcar e sem leite.
As caixas de um quilo de barras de chocolate fazem sucesso por lá. Macadâmia, cupuaçu, morango e castanha de caju estão entre os ingredientes combinados com o chocolate.
Contatos: (27) 99723-0013 e @faccinio.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
		
		 
         
                                        
Comentários