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EU, CONSUMIDOR

Postos estão sem fiscalização de qualidade do combustível. Veja como se prevenir

ANP suspendeu fiscalização por problemas de orçamento, mas consumidor pode tomar precauções para não pagar por combustível adulterado

Edilson Vieira | 15/07/2025, 10:24 h | Atualizado em 15/07/2025, 10:41
Eu, consumidor

Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.



          Imagem ilustrativa da imagem Postos estão sem fiscalização de qualidade do combustível. Veja como se prevenir
Em Pernambuco, em 18 meses, foram feitas 280 fiscalizações, com 82 irregularidades encontradas |  Foto: Divulgação/Arquivo-ANP

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) suspendeu nesse mês de julho, as fiscalizações períódicas para avaliar a qualidade do combustível vendidos em postos de todo o país. Para se ter uma ideia do que isso significa, no período de 1 de janeiro de 2024 até 30 de junho de 2025, a ANP realizou 25.058 fiscalizações, e encontrou 7.027 irregularidades.

Em Pernambuco, neste mesmo período de 18 meses, foram feitas 280 fiscalizações, com 82 irregularidades encontradas. O que o consumidor deve saber é que, com ou sem fiscalização da agência, é possível tomar precauções para minimizar a posssibilidade de comprar combustível adulterado. E, se por acaso, mesmo assim, for lesado, minimizar seus efeitos.  Veja as dicas:

Escolha postos de confiança

Prefira abastecer sempre em postos que você já conhece e confia e que ficam na sua rotina de deslocamento. Postos com bandeira (marca) já conhecidas, teoricamente, tem um controle maior de qualidade. 

Preços

Desconfie de postos com preços muito baixos. Mas, claro, postos com estruturas mais simples, e consequentemente custos menores, podem vender produtos com preço menor. Mas, mesmo assim, atente para a organização e limpeza do posto. Verifique se as bombas tem o lacre do Inmetro que indicam que não tiveram seus mecanismos internos violados, e procure pelo adesivo que indica qual empresa distribuidora fornece combustível para aquele posto.  

Nota fiscal

Peça sempre a nota fiscal, ela pode ser um documento comprobatório em caso de denúncia. 

Minimize os riscos

Se precisar abastecer em um posto que não conhece, prefira não completar o tanque e sim abastecer com uma quantidade menor, cerca de 15 litros. Se houver algum problema com o combustível, seu carro não sofrerá tanto. Se sentir o carro falhando ou com consumo muito elevado, além do normal, procure uma oficina mecânica de confianca. Talvez seja necessário fazer uma intervenção grande, como esvaziamento e lavagem do tanque de combustível e limpeza dos bicos injetores.

Testes

As bombas que abastecem com etanol possuem um densímetro, que mede a quantidade de água adicionada ao álcool, observe seu funcionamento durante o abastecimento. No caso da gasolina, se desconfiar da qualidade do combustível, peça ao frentista para realizar o teste de proveta, que é um procedimento padrão para verificar a mistura de etanol na gasolina. Veja no vídeo abaixo como se faz:



Denuncie

Apesar de não estar efetuando fiscalizações rotineiras neste mês de julho, a ANP continua recebendo denúncias. O consumidor pode ainda, em caso de irregularidade comprovada, procurar o PROCON.

Telefone da Agência Nacional do Petróleo: 0800 970 0267

Procon Pernambuco: 0800-282-1512 / 3181-7000  ou pelo e-mail denuncia@procon.pe.gov.br

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Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.

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Eu, consumidor,por Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.

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Direitos do consumidor explicados de forma direta. Dicas para economizar ou aproveitar descontos e vantagens. O que o consumidor deve saber para melhorar sua experiência de consumo, você vê nesta coluna semanal do Tribuna Online PE