Tempo ao tempo
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (14)
Folha de São Paulo
A campanha de Tabata Amaral (PSB) diz não acreditar que o lançamento da pré-candidatura de José Luiz Datena (PSDB) para a Prefeitura de São Paulo nesta quinta (13) seja o ponto final na ideia original de contar com ele ou outro representante tucano como vice da deputada. A despeito da surpresa inicial com a movimentação de Datena para lançar uma campanha própria, eles ainda contam com a possibilidade de que ele ou a cúpula tucana voltem a mudar de ideia e retomem o projeto de coligação.
Menos um
“Chegamos a reavaliar as estratégias, mas decidimos manter a postura anterior e aguardar as próximas semanas, principalmente depois das críticas tão contundentes ao Ricardo Nunes no evento”, afirma Orlando Faria, coordenador político de Tabata. A avaliação é a de que os ataques dos tucanos ao prefeito no encontro tenham eliminado a chance de apoio do PSDB a ele.
Revoada
Aloysio Nunes, ex-ministro e ex-senador, e Renata Covas Lopes, mãe do ex-prefeito Bruno Covas e filha do ex-governador Mário Covas, pediram desfiliação do PSDB nesta quinta (13), incomodados com a pré-candidatura de Datena. O ex-vereador Mário Covas Neto, irmão de Renata, é cotado para a vice de Datena e de Tabata e participou do evento com o apresentador.
Quem te viu
No encontro, Datena e o deputado Aécio Neves (MG) trocaram elogios. No entanto, o apresentador já fez críticas incisivas ao novo aliado em seu programa de TV. Em 2017, ele disse que o então senador havia recebido propina da JBS e defendeu sua prisão. Aécio foi absolvido pela Justiça em 2022 da acusação de corrupção.
Pelas beiradas
Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) se encontrará com a bancada do PL na Assembleia Legislativa de São Paulo na próxima terça-feira (18). Ele aceitou convite da deputada bolsonarista Dani Alonso. O PL faz parte da base de apoio de Ricardo Nunes, mas Marçal tem tentado atrair o partido. Nesta quinta (13) o coach se reuniu com o deputado Antonio Carlos Rodrigues, liderança do PL em São Paulo.
Viés
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da Oposição no Senado, protocolou representação na Corregedoria do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra o subprocurador-geral Lucas Furtado, acusando-o de agir com fins políticos. Ele também cita que a ligação entre o subprocurador-geral e o PT é “noticiada pela mídia há muito tempo”
Já esperava
Procurado por e-mail, o subprocurador-geral respondeu apenas que “estaria bem preocupado se fosse elogio do senador.” Disse ainda que não tem qualquer ligação com o PT.
É pop
Mauro Mendes (União Brasil), governador de Mato Grosso, instituiu o programa “Escola Amiga do Agro”, que tem como objetivo aproximar os alunos da rede pública e o agronegócio do estado.
Fake news
Entre seus objetivos, o programa pretende “eliminar distorções sobre as funções socioeconômicas da agropecuária” e difundir o papel do setor “na construção do desenvolvimento social e econômico do estado”.
Desenho
O concurso público promovido pelo governo de São Paulo para elaborar o projeto arquitetônico do novo centro administrativo de São Paulo teve 62 inscrições de escritórios do ramo. Ele vai selecionar o projeto que servirá de base para a transferência das estruturas administrativas do governo para a região dos Campos Elíseos, no centro da capital.
Alerta
Centrais sindicais que participam da Conferência Internacional do Trabalho em Genebra entregaram denúncia à Organização Internacional do Trabalho em que acusam o governo Ratinho Junior (PSD-PR) de realizar práticas antissindicais. Eles criticam o pedido de prisão da presidente do sindicato dos professores, Walkiria Mazeto, que liderou greve da categoria no Paraná.
Cordão
A Comissão Arns manifestou "profunda indignação" com a aprovação a jato na Câmara da urgência do projeto que equipara o aborto em gestação acima de 22 semanas ao homicídio e pediu que a sociedade civil se mobilize para barrar a "escalada obscurantista".
Verde
A iniciativa de reflorestamento da escola estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, no Pará, foi selecionada entre as dez melhores do mundo pelo World's Best School Prizes em ação ambiental. O projeto foca em formar os alunos como guardiões ambientais da Amazônia.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo