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PAINEL

Café com pão, café com pão

Coluna foi publicada na segunda-feira (03)

Painel da Folha de São Paulo | 04/06/2024, 10:55 h | Atualizado em 04/06/2024, 10:55
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Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Café com pão, café com pão
Pró-Trilhos, programa federal lançado por Tarcísio de Freitas em 2021, ainda não gerou obras quase três anos depois |  Foto: Divulgação / Ministério da Infraestrutura

Após o anúncio de um novo projeto ferroviário para São Paulo na quarta-feira (29), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) passou a ser cobrado a respeito do programa federal Pró-Trilhos, lançado por ele em setembro de 2021 como ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL). O programa foi elogiado pelo setor, pois ofereceu à iniciativa privada a possibilidade de sugerir e construir suas próprias linhas. No entanto, quase três anos depois, ainda não gerou novas obras ferroviárias.

Origami

Do total de 108 requerimentos apresentados, 45 evoluíram para contratos, mas nenhuma empresa chegou a iniciar obras. O Ministério dos Transportes, comandado por Renan Filho, disse à Folha que o Pró-Trilhos produziu “ferrovias de papel”, propostas sem chances de concretização.

Piuí abacaxi

Presidente do PSDB na cidade de SP, José Aníbal acompanhou o projeto como senador e agora questiona os números anunciados na época, 2,6 milhões de postos de trabalho e 22.442 km de trilhos. “Não tem 1 km de ferrovia. Tarcísio é muita conversa e pouco resultado”, afirma.

Nada a ver

Em nota, o governo de São Paulo diz que o SP nos Trilhos tem propostas distintas do Pró-Trilhos, e que o primeiro “busca viabilizar projetos de PPP, ou seja, inclui investimento do poder público para viabilizar o empreendimento”. Aliados do governador destacam a assinatura do contrato do Trem Intercidades, que era aguardada há duas décadas.

Escuta

O canal da Corregedoria Nacional de Justiça de atendimento a vítimas de violência contra a mulher praticada por juiz, servidor do Judiciário ou prestador de serviços em cartórios recebeu 50 denúncias de outubro do ano passado, quando entrou em funcionamento, até março de 2024.

Abrangência

O canal faz parte das iniciativas do Conselho Nacional de Justiça de prevenção à violência contra mulheres e trata de episódios explícitos de violência física, sexual e psicológica, mas também apura eventuais omissões de magistrados em audiências.

Sem parar

O senador Alexandre Giordano (MDB-SP) solicitou à Prefeitura de São Paulo placas oficiais para carros para escapar do rodízio municipal e para poder trafegar nas faixas preferenciais de ônibus. Essa placa é concedida a deputados estaduais, governador e membros do Judiciário.

Pé na estrada

A Folha mostrou que Giordano teve gastos de mais de R$ 336 mil em recursos públicos com combustível e abasteceu veículos seus, de seu filho e de uma empresa da família. A média de gastos possibilitaria cruzar o Brasil quatro vezes por mês.

Outro lado

Em nota, o senador afirma que a solicitação “é justificada pela necessidade locomoção efetiva para cumprimento das agendas oficiais, haja vista o grande congestionamento de tráfego na capital pelas obras em andamento e necessidade de melhoria nas condições viárias no município”.

Pra já

Mais de cem professores universitários filiados ao PT enviaram à presidente do partido, Gleisi Hoffmann, uma carta em que pedem uma reunião urgente com a Executiva nacional da sigla para discutir a greve docente federal, iniciada em abril. Eles definem a situação como “profundamente preocupante para o futuro do governo, do partido e do movimento sindical docente".

Agenda

A Câmara Municipal de SP realizará na terça-feira (04), às 11 horas, a última audiência sobre a criação do Parque do Bixiga. O debate encerra a etapa de discussão pública do projeto de lei, que deve ser votado pelos vereadores neste mês.

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