Ordem Unida
Coluna foi publicada no domingo (26)
Folha de São Paulo
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), diz que a cidade vai aderir ao programa de escolas cívico-militares, proposto pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e aprovado pela Assembleia Legislativa na última terça-feira (21), sob protestos de estudantes. O programa, bandeira bolsonarista, prevê a contratação e remuneração de PMs e bombeiros aposentados para funções administrativas e de vigilância. A implantação não será imediata, no entanto, e deve começar apenas em 2025.
Eu quero
A princípio, essas escolas deverão ser implementadas em unidades com baixo desempenho na avaliação do Ideb e situadas em regiões socialmente vulneráveis. Segundo o projeto de lei, a participação dos municípios ocorrerá por meio de adesão voluntária e de regime de cooperação, que deverá ser tanto financeira como pedagógica.
Espelho
O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil), vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia, registrou voto contra projeto da própria administração estadual que turbinou a remuneração dos procuradores do Estado. “Não há justificativa plausível para tal gasto. Os procuradores já têm remuneração altíssima quando comparados às demais carreiras públicas”, diz. O projeto criou um penduricalho para compensar excesso de trabalho.
Sasa
O delegado da Polícia Civil Roberto Monteiro, idealizador da Operação Caronte, realizada na cracolândia em 2021 e 2022, será candidato a vereador da capital pelo União Brasil. Durante a gestão dele, houve a dispersão de usuários de drogas que estavam na praça Princesa Isabel, nos Campos Elíseos.
Pix
A deputada estadual Dani Portela (Psol), pré-candidata à Prefeitura de Recife, recebeu oito diárias da Assembleia de Pernambuco para participar de uma reunião no Ministério da Igualdade Racial em Brasília que não ocorreu por causa da antecipação do parto da parlamentar. Elas somam R$ 10.918,64 e se referem ao período de 23 a 31 de janeiro. A deputada deu à luz em 12 de janeiro.
Tutorial
A deputada diz que solicitou a devolução dos recursos à Assembleia em 17 de maio, cinco meses após terem sido autorizados e no mesmo dia em que o Painel acionou seu gabinete sobre o assunto. A assessoria da parlamentar diz que ela voltou ao trabalho em 14 de maio. “A solicitação foi realizada assim que recebemos as orientações da Assembleia de como fazê-la”, afirmou.
Imagina na COP
Os participantes da COP30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro de 2025, não devem esperar estrutura turística e hoteleira semelhante à que encontrariam em Nova York ou Singapura, afirma o ministro Celso Sabino (Turismo). “Essa é a COP da floresta, onde as pessoas vão falar sobre meio ambiente e dentro do meio ambiente”, diz. Ele lembra que na edição do ano passado, em Dubai, houve problemas de engarrafamento e desorganização.
Unidos
O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) sugeriu na última sexta-feira (24), durante a 43ª Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul, no Paraguai, que o bloco tenha um observatório voltado aos direitos humanos, a exemplo do que já existe no Brasil, o ObservaDH. A ideia é que os membros do bloco possam compartilhar políticas regionais de forma integrada.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo