Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Horizonte

Coluna foi publicada nesta terça-feira (21)

Painel da Folha de São Paulo | 21/05/2024, 10:37 h | Atualizado em 21/05/2024, 10:37
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Horizonte
Aliados de Tarcísio de Freitas defendem que o governador de São Paulo siga no Republicanos ao menos até a corrida presidencial de 2026, com o intuito de acenar ao centro |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aliados de Tarcísio de Freitas defendem que ele permaneça no Republicanos, o que facilitaria acenos ao centro na eleição de 2026. “O Tarcísio deveria ficar no Republicanos, porque o PL já vai estar com ele de qualquer jeito, não vai apoiar outro candidato”, diz o presidente do PP, Ciro Nogueira. Para ele, filiar-se ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro dificultaria este movimento. “Tarcísio tem que ampliar na eleição”, diz ele, que defende a candidatura presidencial do governador.

Truque

Integrantes do Republicanos avaliam que as declarações do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre uma migração de Tarcísio para o partido em junho são apenas uma forma de pressioná-lo a trocar de legenda. Na avaliação de um membro da atual sigla do governador, Valdemar repete o modus operandi de sinalizar à imprensa a saída de Tarcísio, mas sem que o governador confirme a informação.

Muy amigo

O PT oficializou o apoio à reeleição do prefeito de Luziânia (GO), Diego Sorgatto, aliado do governador Ronaldo Caiado — ambos, do União Brasil. Os petistas aceitam dar apoio a partidos que não são de esquerda, desde que os candidatos se comprometam a fazer campanha para Lula ou outro nome petista em 2026.

Coleguinhas

O prefeito da cidade goiana, no entanto, não esconde a admiração por Caiado, que busca ser o candidato da direita a presidente em 2026, com apoio de Jair Bolsonaro (PL). “Honrado em ter sua amizade, apoio e poder contar com sua parceria!”, escreveu Sorgatto para o governador, em abril.

Privilégio

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), um dos mais ligados ao MST no Congresso, diz ser um retrocesso a decisão do governo Lula de priorizar o crédito para os trabalhadores que foram assentados pela reforma agrária em 2023, esquecendo dos demais. O chamado Crédito Instalação é a primeira etapa garantida para as famílias que recebem terra.

Paciência...

O Ministério do Desenvolvimento Agrário afirma que está buscando no Congresso receitas para incluir no orçamento de 2025 as famílias que não foram contempladas em governos anteriores.

Formiguinha

Embora busque eleger mais prefeitos, o Novo estabeleceu como meta multiplicar seu número de vereadores. A justificativa é que eles são fundamentais para aumentar a capilaridade nacional do partido e ajudar a superar a cláusula de barreira em 2026. “Neste momento, ter vereadores é o mais importante. Precisamos dessa pulverização, mais do que eleger um ou outro prefeito isolado”, diz o vice-governador de MG, Professor Mateus.

Nem tão L

Em livro que é uma prévia do programa do partido que está criando, o MBL anuncia uma mudança de prioridades e tempera o liberalismo que sempre defendeu com a defesa de um papel indutor do Estado. O movimento, surgido durante o impeachment de Dilma Rousseff, defende agora a “rejeição a certo tipo de liberalismo quase primitivo, em cujas simplificações nós mesmos havíamos incorrido no passado”.

“Mblight”

A orientação consta do recém-lançado “Livro Amarelo”, que vai servir de base para o Missão, partido que o MBL quer colocar de pé até 2026. O movimento diz ver com bons olhos “a industrialização coordenada pelo estado, financiamento da cultura, investimento em ciência e tecnologia e a importância da burocracia”.

Cartilha

O CNJ lançou caderno com diretrizes para o enfrentamento do racismo nas prisões do País, contendo recomendações a servidores e juízes sobre como reduzir os efeitos da discriminação racial nestes ambientes. Uma das diretrizes prevê a inclusão nos processos de formação de cultura e história afrobrasileiras. Outro ponto é o reconhecimento de que a “população negra é o alvo preferencial da violência homicida e da punição como legados da escravidão”.

Toga

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, aposta num magistrado aposentado para a disputa municipal de Mauá, na Grande SP. Filiado ao partido, João Veríssimo, conhecido como Juiz João, exerceu a carreira em SP e MG até 2015. Ele busca ser uma terceira via entre o prefeito Marcelo Oliveira (PT), que busca a reeleição, e o ex-prefeito Átila Jacomussi (União Brasil), que tenta voltar ao cargo.

Visita à Folha 1

Ely Wertheim, presidente-executivo do Secovi, e Caio Portugal, vice-presidente, estiveram no jornal nesta segunda-feira (20). Acompanhavam-nos Lair Krahenbuhl e Ricardo Lacaz, diretores, Maria do Carmo Gregório, gerente de comunicação, e Ricardo Gandour, consultor.

Visita à Folha 2

Diogo Mac Cord, sócio da EY e líder de infraestrutura e mercados regulados para a América Latina, esteve no jornal nesta segunda (20).

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel