Salve, Salvador
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (06)
Folha de São Paulo
Os organizadores do ato de esquerda marcado para 23 de março em defesa da democracia darão protagonismo especial a Salvador (BA), maior até do que o previsto para São Paulo.
“Queremos mostrar a simbologia do Nordeste como campo de resistência”, diz a secretária de Movimentos Populares do PT, Vera Lúcia Barbosa. A presença de Lula, ministros, governadores e parlamentares de partidos de esquerda é aguardada, embora o Presidente ainda não tenha confirmado participação.
CEP
Já em São Paulo, onde Jair Bolsonaro (PL) fez seu ato na Paulista há dez dias, a ordem é procurar outro local, até para não suscitar comparações. Alternativas são o Largo da Batata, a praça da República ou Largo de São Francisco, onde foi lida uma carta em defesa da democracia em agosto de 2022.
Pensando...
Relator de ações que tratam de indicações ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Flávio Dino (STF) contestou as mesmas regras que elegeram um aliado seu para o órgão em 2021. Na última segunda-feira (04), ele suspendeu o processo de escolha de um conselheiro argumentando que o voto aberto dos deputados contraria o modelo de escolha para o Tribunal de Contas da União, que é secreto.
...bem
O voto aberto elegeu para a corte há três anos Marcelo Tavares, chefe da Casa Civil de Dino quando o hoje ministro governava o Maranhão.
Filho pródigo
Primeiro político condenado pela Lava a Jato, o ex-deputado federal petista André Vargas retornou ao partido no início de 2023 e busca reconstruir a carreira política. Ele faz trabalho de base para o PT no norte do Paraná e, para sobreviver, produz pitaias em um sítio em Ibiporã. O ex-deputado diz que não tem pretensões eleitorais por enquanto. “Não disputo em 2024, estou reorganizando a minha vida, enfrentando as questões jurídicas e pessoais”, diz.
Ligações perigosas
André Vargas, que chegou a ser vice-presidente da Câmara, entrou na mira da Lava a Jato por sua relação com o doleiro Alberto Youssef, pivô da operação. Ele ficou na prisão entre 2015 e 2018. A sentença foi anulada pelo STF, que declarou a 13ª Vara de Curitiba incompetente para o julgamento dos casos.
Indolor
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse na noite de segunda (04) que a reforma administrativa não mexe no que o governo mais defende, os direitos adquiridos dos servidores, e que as mudanças melhoram o ambiente no longo prazo. “As consequências para os funcionários de hoje são nulas”, afirmou durante jantar realizado pelo grupo Esfera em São Paulo, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de empresários.
Subiu o tom
A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral, do PSB, acusou a campanha de Guilherme Boulos (Psol) de distorcer uma pesquisa da Real Time Big Data para prejudicá-la. O motivo da irritação foi o fato de o psolista ter divulgado um cenário do levantamento em que ela não aparece. “O que é isso? É estatística criativa? É erro? Alguém não tinha noção do que estava fazendo? Ou é safadeza mesmo?”, afirmou.
Inimigos íntimos
A acusação gerou resposta de Juliano Medeiros, ex-presidente do Psol e membro da campanha de Boulos. “Não era ela que prometia uma campanha de alto nível?”, escreveu no X (antigo Twitter). A troca de caneladas mostra que um pacto de não-agressão entre os dois esquerdistas não deve ter vez na campanha.
Cala a boca já morreu
A Justiça do Ceará negou pedido de indenização de Pauline Moura, sogra do senador Cid Gomes (PSB-CE), por causa de uma nota publicada em 2010 na revista Veja na qual ela teria dito que o genro comprou apartamento em Nova Iorque, que não teria sido declarado à Justiça Eleitoral. Na decisão, a juíza Danielle Albuquerque diz que “não restou configurado o abuso no exercício do direito à liberdade de expressão”.
Vitamina H
O PCO estima crescer em 66% o número de filiados até o final do prazo previsto pela lei para disputa da eleição deste ano, 06 de abril. O aumento viria sobretudo na esteira dos posicionamentos contra Israel e em favor do Hamas. A base inicial é modesta, de 6 mil filiados, e a previsão é chegar aos 10 mil no próximo mês. O partido de esquerda tem recebido destaque desproporcional ao seu tamanho ao organizar manifestações em defesa do grupo terrorista palestino.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo