Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Por una cabeza

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (04)

Painel da Folha de São Paulo | 04/03/2024, 12:44 h | Atualizado em 04/03/2024, 12:44
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Por una cabeza
Presidente do PSDB, Marconi Perillo tem feito lobby junto à gestão Ricardo Nunes (MDB) pelo Jockey Club de São Paulo, que vive disputa com a prefeitura |  Foto: Agência Senado/Marcos Oliveira

O presidente do PSDB, Marconi Perillo, tem feito lobby junto à gestão Ricardo Nunes (MDB) pelo Jockey Club de São Paulo, que vive disputa tensa com a prefeitura. A atuação ocorre ao mesmo tempo em que o partido discute o rumo que tomará na eleição da capital: apoiar o prefeito, juntar-se a Tabata Amaral (PSB) ou lançar nome próprio. Aliados de Nunes e vereadores relatam incômodo com possível conflito de interesses. Em nota, o tucano rejeita sobreposição de suas funções públicas e privadas.

Vínculo

Perillo trabalha como consultor da CSN, cujo CEO é Benjamin Steinbruch, presidente do Jockey. O tucano tem tratado do tema do hipódromo com Nunes, secretários municipais e vereadores. Ele também é conselheiro do Jockey.

Troca

O projeto que hoje tem mais força é o de desapropriar o terreno do Jockey, que deve R$ 400 milhões em IPTU e R$ 240 milhões em ISS, e transformar em parque. Perillo tenta evitar que isso aconteça. Uma das maiores preocupações atuais do tucano é com projeto que a Câmara Municipal deve votar em breve que proíbe o uso de animais em atividades desportivas com emissão de apostas.

Outro lado

Em nota, Perillo diz que quem o acusa de conflito de interesses precisa provar que ele participou de reuniões que trataram do apoio do PSDB na capital e que vinculou as questões partidárias ao Jockey. Sobre as alianças, ele diz que não se envolve: “São Paulo que resolva São Paulo”. Nunes, por sua vez, afirma que não sofre pressão do ex-governador.

Água...

A Câmara Municipal de SP, tida a princípio como obstáculo duro, não deverá travar a privatização da Sabesp. As conversas do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) com as lideranças da Casa evoluíram e já há percepção entre vereadores de que o projeto será votado e, provavelmente, aprovado nos próximos meses.

...mole

O texto a ser votado vai incorporar projetos para despoluição das represas e para construção de habitação para moradores de áreas de mananciais. Sugestões de vereadores também serão absorvidas.

Não se...

O Tribunal de Contas do Município de SP enviou ofícios ao governo Tarcísio e à Sabesp em que pede resposta a respeito da documentação disponibilizada em 15 de fevereiro para consulta pública sobre a privatização da estatal.

...esqueça

Nos ofícios, a corte aponta que a documentação não trata do cumprimento das condições estabelecidas em termo assinado pela Prefeitura de São Paulo e a gestão estadual em agosto do ano passado. Entre essas condições estão a manutenção do investimento em serviços em ao menos 13% da receita bruta obtida pela Sabesp na capital e a antecipação da universalização do saneamento básico na cidade.

Terra

O governo Tarcísio estabeleceu a meta de entregar títulos de propriedade a todas as famílias que moram nos 140 assentamentos paulistas até o fim de 2026. A gestão deu títulos para 1.059 famílias até o momento, e hoje ainda restam 6.074. O projeto é de Guilherme Piai, secretário de Agricultura.

Lição de casa

Pré-candidato à Prefeitura de SP, Guilherme Boulos (PSOL) participou de encontro internacional sobre segurança pública na Colômbia, no sábado (02). O tema será central na eleição de 2024 e costuma ser uma fragilidade nas campanhas de esquerda.

Notificação

O Ministério das Mulheres fechou parceria com a Uber para que ao longo de março, mês que marca o Dia Internacional da Mulher, usuários e motoristas do aplicativo recebam comunicações sobre o Ligue 180, canal de denúncias de violência doméstica.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel