Aposta dobrada
Coluna foi publicada nesta terça-feira (30)
Folha de São Paulo
A ação da Polícia Federal contra o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) não altera, ao menos por enquanto, a intenção do PL de filiá-lo, nem de dar a ele o cargo de presidente do diretório da sigla no município do Rio. A legenda tem a expectativa otimista de que a operação poderá reforçar seu capital político entre o eleitorado conservador, caso ganhe força a interpretação de que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é vítima de perseguição pelo Poder Judiciário.
Me erra
Legenda à qual o vereador Carlos Bolsonaro ainda pertence, o Republicanos buscou se distanciar da operação da PF. Procurado pelo Painel, o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, não quis comentar a ação. “Ele está de saída do partido”, justificou. Com cargo no governo Lula, a sigla tem buscado se distanciar do bolsonarismo.
Ligue djá
A família Bolsonaro aproveitou a ação da PF para turbinar o curso sobre valores conservadores que lançou no domingo (28), véspera da operação. “A perseguição não nos fará desistir”, diz e-mail enviado a possíveis interessados. “É fundamental que você participe da Ação Conservadora, desenvolvida para todos que desejam participar ativamente do processo de resgate do Brasil”, prossegue a mensagem. As aulas online de Eduardo e Carlos Bolsonaro custam R$ 297.
Ô de casa!
Criadora do meme “toc, toc, toc”, a ex-deputada federal Joice Hasselmann reprovou seu uso pelo governo Lula em uma postagem para ironizar a ação da PF contra Carlos Bolsonaro. “Não se usa o aparato do Estado para fazer esse tipo de coisa. Bolsonaro usou muito. O atual governo deveria fazer diferente”, diz.
Vestibular
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) vai encomendar uma pesquisa qualitativa a respeito dos quatro nomes sugeridos por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, para ocupar a vice em sua chapa à reeleição. Em reunião nesta segunda (29), o dirigente mencionou o coronel da PM Ricardo Mello Araújo, o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos), a secretária estadual de Políticas para a Mulher Sonaira Fernandes e a delegada Raquel Gallinati.
Fico
Embora o ex-prefeito de Guarulhos (SP) Elói Pietá tenha anunciado a saída do PT com o argumento de que a legenda tem menos democracia interna que o Partido Republicano dos EUA, sua mulher, a vereadora Janete Pietá, que deve disputar a reeleição, permanece na sigla. “Eu saí por causa dos métodos irregulares que o partido usou para definir seu candidato a prefeito. Ela não tem as mesmas razões e ainda não tomou sua decisão”, diz.
Gol…
O Exército suspendeu portaria publicada na semana passada que aumentava o acesso de armas restritas como fuzis para PMs e bombeiros. O gesto é uma deferência ao futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que toma posse na quinta (1º), mesmo dia em que as novas regras entrariam em vigor. A ideia é debater o tema com o novo titular da pasta, que não esconde o desconforto com as mudanças.
…antecipado
A portaria, de 22 de janeiro, aumentava de duas para cinco as armas de uso restrito permitidas. Apesar da ampliação, o número ainda é menor do que vigorava no governo de Jair Bolsonaro (PL), quando cada agente de segurança podia ter oito. Também houve redução no número de munições permitidas, de 15.600 por ano no governo anterior para 3.600 agora.
Lavo as mãos
Partido da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o Psol aprovou resolução em que culpa a “negligência” da pasta da Defesa pelas mortes que continuam ocorrendo entre os yanomami. O tema se tornou fator de desgaste para o governo e a ministra. Em 2023, foram 308 mortos, contra 343 em 2022, último ano de Bolsonaro. Aliados da ministra têm dito que os militares não estariam empregando recursos suficientes para resgatar indígenas doentes e retirar garimpeiros da terra.
Cabos eleitorais
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, participaram no sábado (27) de um evento pré-eleitoral da Rede, partido de ambas, em São Gabriel da Cachoeira (AM), cidade mais indígena do Brasil. A ideia é que seja o primeiro de uma série para promover candidatos da legenda. As duas estiveram no lançamento da pré-candidatura a prefeito de Marivelton Baré, que reuniu cerca de 2.000 pessoas.
Pauta
Sob a coordenação da Confederação Nacional da Indústria, o B20, que reúne o setor privado e governos do G20, vai debater como promover comércio internacional aberto e criar um ambiente propício aos investimentos entre os países. A ideia é que, ao final de 2024, as recomendações sejam alinhadas na plenária geral do B20 e levadas à cúpula dos chefes de Estado do G20.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo