Janela de transferências
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (19)
Folha de São Paulo
O ex-ministro Aldo Rebelo não será somente secretário de Relações Internacionais de Ricardo Nunes (MDB), mas também membro do conselho político e da equipe eleitoral do prefeito de São Paulo. Baleia Rossi, presidente do MDB e coordenador da campanha pela reeleição de Nunes, afirma que o pedetista assumiu o compromisso. "Ele sempre pensou o país, irá nos ajudar a pensar São Paulo", diz. O PDT, partido de Rebelo, já anunciou que apoiará Guilherme Boulos (Psol).
Amplitudes
Rebelo deverá ser apresentado como trunfo na disputa das pré-candidaturas pela ideia de frente ampla. Boulos afirma que a sua chapa com Marta Suplicy (retornando ao PT) repete a união em defesa da democracia contra Jair Bolsonaro (PL), que deverá apoiar Nunes. O emedebista diz que nunca cometeu atos antidemocráticos e ressalta que terá partidos e personagens de posicionamentos políticos variados ao seu lado.
Solidário
O ex-ministro tem sido pressionado no PDT por criticar Boulos e se aliar a Nunes e poderá ser punido pela comissão de ética da legenda. Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, diz que conversou com Rebelo sobre a possibilidade de que ele migre para seu partido, ao qual foi filiado entre 2018 e 2019.
Volte sempre
Em reunião na última segunda-feira (15), a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, convidou Boulos a participar de um encontro internacional de gestores públicos na capital da França em julho. O evento acontecerá semanas antes das Olimpíadas de Paris, cuja cerimônia de abertura está marcada para 26 de julho.
Milhas
Boulos agora está na China, onde tem feito reuniões com autoridades de diferentes municípios . Ele retorna ao Brasil no próximo domingo (21).
E aí
As centrais sindicais divulgaram nota na quinta-feira (18) em que cobraram promessa de campanha do presidente Lula (PT) de que isentaria do Imposto de Renda (IR) quem recebe até R$ 5.000. Assinam o texto, entre outras, CUT, Força Sindical, UGT e CSB.
Pesado
Elas afirmam que a falta de correção da tabela do IR para pessoa física é inaceitável e contraria os princípios de justiça fiscal e social, além de colocar “uma carga tributária desproporcional sobre os ombros dos trabalhadores assalariados”.
Pressão
A Frente Parlamentar do Empreendedorismo quer lançar em fevereiro um podcast para mobilizar a sociedade e o Congresso no debate de temas como reforma administrativa, supersalários e crédito de carbono. O programa deve trazer deputados que compõem a frente.
Venha
O Brasil recebeu em 2023 um total de 5.908.341 visitantes do exterior, patamar 62,7% maior que o registrado em 2022 e pouco menor que o número de 2019, pré-pandemia, quando 6,3 milhões de turistas estrangeiros estiveram no país, mostram dados de Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal.
Saludos
Conforme os dados, a Argentina liderou a lista de países que mais enviaram turistas ao Brasil, com 1,9 milhão de visitantes, ou 32% do total. Estados Unidos, com 668,5 mil, Chile, com 458,5 mil, Paraguai, com 424,5 mil, e Uruguai, com 334,7 mil, completam a relação.
Cota
O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) vai protocolar na volta dos trabalhos no Legislativo um projeto para reservar no mínimo metade das vagas nos concursos de admissão ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública.
Nivelando
Na justificativa, ele afirma que a representatividade de estudantes de escolas públicas no ITA é desproporcional em relação aos de escolas particulares e defende a necessidade de promover a inclusão social.
Não esquecer
O Instituto Camila e Luiz Taliberti e a Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, realizam na próxima quinta-feira (25) um ato na avenida Paulista, em São Paulo, em memória da tragédia, que deixou 270 mortos.
Punição
O "Ato por Memória e Justiça" está marcado para ocorrer das 11 horas às 16 horas na rua Pamplona, esquina com a avenida Paulista. A ideia é homenagear as vítimas e destacar o impacto causado por tragédias do tipo. Também será relançado o abaixo-assinado “Basta de Impunidade. Justiça por Brumadinho”.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo