Cortina de fumaça
Coluna foi publicada no sábado (06)
Folha de São Paulo
Ex-diretora de Patrimônio da CBF, Luísa Rosa diz, em processo por assédio moral e sexual que move contra a entidade, que o anúncio do técnico Fernando Diniz para a seleção, em julho de 2023, foi usada como artifício para abafar sua demissão. Segundo ela, a nomeação foi antecipada pelo presidente Ednaldo Rodrigues para coincidir com seu desligamento e minimizar a repercussão negativa. Ela foi mandada embora após denunciar ambiente tóxico para mulheres na confederação.
Me too
Primeira mulher diretora da história da CBF, ela diz que foi obrigada a ouvir comentários misóginos e inconvenientes nos 15 meses em que exerceu o cargo e a lidar com convites inadequados para ir a bares e restaurantes. A ex-diretora entrou com ação no fim do ano, em que pede indenização de R$ 1,8 milhão.
Agora é que são elas
O Ministério das Mulheres repassou R$ 250 mil para a realização da segunda fase do 1º censo brasileiro da população lésbica. A pesquisa tem previsão de conclusão até dezembro, com aplicação de entrevistas qualitativas em todos os estados.
O objetivo é definir estratégia de “enfrentamento dos ataques conservadores, para a garantia do acesso a direitos, bem como acolhimento e suporte desse grupo.”
Torcida
Cerca de 60 movimentos sociais enviaram carta ao presidente Lula defendendo a indicação do advogado Marco Aurélio Carvalho para o Ministério da Justiça. Assinam, entre outros, Uneafro, Movimento Negro Unificado, Movimento dos Atingidos por Barragens e 342 Artes. O documento destaca a trajetória dele na oposição à Lava Jato e sua “defesa de um dos direitos mais basilares, que é a presunção de inocência.”
Expectativa
Lula deu sinais de que deve decidir na semana que vem o novo ministro. Também são cotados o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington Silva.
A caminho
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) vai participar da cerimônia na segunda (8) organizada por Lula que marcará um ano dos ataques golpistas, em Brasília.
Ela vem fazendo acenos ao presidente e dando sinais de que pode mudar para uma legenda da base do governo. Seu colega tucano Eduardo Leite (RS), depois de dizer que não compareceria, decidiu ir.
DNA do golpe
Levantamento do Sleeping Giants Brasil em 16 sites de direita diz que 53,25% do conteúdo publicado entre janeiro de 2020 e outubro de 2022 continha desinformação sobre democracia e Estado de Direito.
O relatório também fez uma análise de perfis bolsonaristas envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Cerca de 60,7% foram designados como de articuladores, ou seja, pessoas que organizavam doações para deslocamento, comida, água e mantimentos.
Desabafo
Arcebispo de São Paulo, o cardeal dom Odilo Scherer afirma que não tem intenção de abafar a CPI das ONGs. “Querem fazer a CPI? Pois façam! Por que mirar no trabalho do padre Júlio, que não é ONG, não tem ONG e não recebe dinheiro público para seu trabalho?”, escreveu no X.
Pena
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) demitiu três professoras de um CEU no Sacomã, onde, em agosto de 2022, um menino de 1 ano e 7 meses morreu em um campo de futebol. A fatalidade ocorreu quando Enrico Souza se enroscou na rede de uma trave e se enforcou.
As docentes foram exoneradas a bem do serviço público, penalidade imposta quando são identificadas irregularidades no exercício da função.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo