Culatra
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (28)
Folha de São Paulo
O CNPq, agência federal de fomento à pesquisa, enviou a Maria Carlotto, professora do curso de relações internacionais da UFABC, parecer que afirmou que “provavelmente suas gestações atrapalharam” a realização de pós-doutorado fora do País, “o que poderá ser compensado no futuro”. Ela teve pedido de bolsa de produtividade recusado. A docente afirma que o edital continha mecanismo de incentivo para as mulheres que são mães, mas acabou por entregar “violência de gênero”.
Beabá
Carlotto diz que o CNPq deveria ter se preparado institucionalmente, com medidas como o letramento (familiarização) dos pareceristas em relação às questões de gênero e de maternidade.
Lamento
Em nota, o CNPq afirma que o texto, elaborado por parecerista ad hoc, expressou “juízo preconceituoso” e inadequado, e que avaliará as medidas cabíveis. A agência diz que o parecer não influenciou no julgamento da proposta. Carlotto afirma que ele é citado diversas vezes na avaliação final.
Fluxo
O governo Lula registrou aumento de cerca de 240% na análise de pedidos de refúgio no Brasil em 2023, em relação a 2022. Segundo dados da Secretaria Nacional de Justiça, vinculada ao Ministério da Justiça, foram 140 mil pedidos de refúgio analisados em 2023, ante 41 mil em 2022.
Medidas
O secretário da pasta, Augusto Botelho, destaca atos normativos da pasta que deram agilidade ao processo. Entre eles uma portaria que permitiu procedimento simplificado para análise de pedidos de refúgios de pessoas LGBTQIA+ que deixaram países onde há penas de morte e prisão para essas pessoas.
Ele, sim
Além de apoio no PT, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo jurídico Prerrogativas, também conta com respaldo de movimentos sociais para assumir o Ministério da Justiça. “Dos nomes cotados, ele é o que mais tem relação conosco”, afirma o presidente da Central de Movimentos Populares, Raimundo Bonfim.
Roeu…
Prestes a se filiar ao PSB após embates com o seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, o senador Cid Gomes chegou a acertar a migração em massa de seu grupo político para o PSDB, mas recuou no último instante.
…a corda
O motivo foi a exigência do ex-senador Tasso Jereissati de que fizessem oposição ao PT. Cid não topou. A filiação levaria o PSDB a ter novamente três senadores e a recuperar seu gabinete de liderança no Senado. A ideia era a de que Cid dividisse o comando do partido tucano no Ceará com Tasso.
Tréplica
Líder histórico do MST, João Pedro Stedile disse em entrevista ao programa 20 Minutos nesta quarta-feira (27) que nunca viu pessoas com tanto “medo da luta social” quanto os ministros de Lula (PT) e que em 2023 faltou coragem para que eles concretizassem projetos ligados ao campo e à reforma agrária.
Debate
Ele respondia ao ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, que afirmou ao Painel que sua pasta assentou 7.200 famílias em 2023, contrariando Stedile.
Oficial
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), decidiu apoiar a pré-candidatura de Duarte Jr. (PSB-MA) à Prefeitura de São Luís em 2024. O deputado federal é aliado do ex-governador Flávio Dino, futuro ministro do STF.
Turma
Brandão publicou registro em que aparece ao lado do deputado, do presidente do PSB, Carlos Siqueira, e do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo