A Conta
Coluna foi publicada nesta terça-feira (28)
Folha de São Paulo
Senadores anteveem resistência ao nome de Flávio Dino na Casa, mas avaliam que há baixo risco de rejeição à indicação do ministro ao STF. Isso não significa, no entanto, ausência de custo para o presidente Lula. Os maiores problemas, na visão dos governistas, devem ser dois: uma sabatina quente, com troca de farpas pesadas e a oportunidade de a oposição desgastar o governo em diversos temas. E uma fatura alta da base aliada em termos de cargos e liberação de emendas.
Ato Contínuo
Tão logo a indicação de Dino ao STF foi oficializada, o Partido Novo lançou abaixo-assinado online contra a escolha. Em nota, o presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, disse que a indicação era a "pior possível" e que o ministro da Justiça era "omisso" diante da crise na segurança pública no país.
Exagero
O Prerrogativas divulgou nota de apoio ao líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), criticado por ter votado favoravelmente a uma emenda constitucional que limita as decisões individuais de ministros do STF. Segundo o grupo jurídico, a reação contra a ele é "desmedida e insólita", uma vez que o parlamentar tem o direito de se posicionar como achar melhor.
Antecipação
A oposição recuou da proposta de emenda que exige autorização do Congresso para financiamentos do BNDES a produtos de empresas brasileiras que participem de obras no exterior. O item foi retirado da pauta da CCJ da Câmara a pedido do relator, Arthur Maia (União-BA). Nesta segunda (27), o governo enviou projeto ao Congresso que aumenta a transparência desses financiamentos, o que esvaziou o pleito da oposição.
O gerente enlouqueceu
Plataforma que se apresenta na internet como "único e maior ecossistema de cannabis medicinal da América Latina", a Cannect aderiu à Black Friday, com anúncios oferecendo descontos para consulta médica e frete em "produtos selecionados". A Anvisa diz já ter publicado resolução proibindo a propaganda e comércio de produtos pela empresa anteriormente.
De A a Z
Para o CEO da empresa, Allan Paiotti, os entraves com a Anvisa são "ajustes naturais do início da operação", dado que ela foi fundada em 2021. Desde então, relata ter atendido a mais de 35 mil pacientes. A ideia é ser "uma espécie de Amazon" dos produtos derivados da cannabis.
efeméride - O MST realizará seu 7º Congresso Nacional de 15 a 19 de julho do ano que vem, em Brasília. O movimento completará 40 anos em 2024 e tem a expectativa de que cerca de 15 mil pessoas participem do encontro. O último congresso do MST aconteceu em fevereiro de 2014.
Jogo...
Inquérito da Polícia Civil de SP concluiu que uma sabotagem causou a falha que interrompeu trens da linha 9-esmeralda em outubro, durante uma greve de metroviários e ferroviários. O trecho entre as estações Morumbi e Villa Lobos era usado na ocasião como alternativa para passageiros em razão da paralisação no serviço.
...sujo
A investigação ouviu funcionários que relataram ter encontrado objetos que foram arremessados na rede aérea de energia e na linha férrea. Em um ponto, foram identificados sinais de vandalismo em uma máquina, cuja fiação teria sido arrancada. Um gradil de proteção teria sido aberto para a entrada dos sabotadores.
Motosserra
Animados com a vitória de Javier Milei, deputados bolsonaristas criaram a Frente Parlamentar SP-Argentina na Assembleia Legislativa do estado. O coordenador será Lucas Bove (PL). Outros integrantes são Bruno Zambelli (PL), Fabiana Bolsonaro (PL), Gil Diniz (PL), Major Mecca (PL), Paulo Mansur (PL), Tenente Coimbra (PL) e Tomé Abduch (Republicanos).
Showroom
Fuzileiros navais da Marinha farão nesta terça (28) demonstrações para comandantes militares de nove países, incluindo Argentina, China e EUA, no Rio. A abertura do evento contará com desfile da Unidade Anfíbia, a força de emprego rápido para respostas a problemas militares de diversas naturezas, inclusive conflitos armados.
Visita à Folha
O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve no jornal nesta segunda-feira (27). Acompanhavam-no Leonardo Souza, consultor de comunicação, e Lucile Licari, assessora especial.
Visita à Folha 2
Estiveram no jornal nesta segunda-feira (27) Cláudio Lottenberg, presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e do Instituto Coalizão Saúde; Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo; Ricardo Berkiensztat, presidente-executivo da federação; Sérgio Napchan, diretor-executivo; e Sergio Malbergier, diretor da Conib. Acompanhavam-nos Vivian Retz e Thaís Botelho, assessoras.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo