Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Limbo

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (27)

Painel da Folha de São Paulo | 27/10/2023, 11:09 h | Atualizado em 27/10/2023, 11:10
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Limbo
Defensoria Pública da União: órgão está sem um titular há quase um ano. Igor Roque, indicado para o cargo de defensor público-geral federal, foi rejeitado pelo Senado |  Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Servidores da Defensoria Pública da União, que oferece assistência jurídica gratuita sobretudo para pessoas carentes, ironizam a comoção pelo fato de a Procuradoria-Geral da República estar há um mês sem um titular. A DPU, afinal, deve completar em breve um ano acéfala. A situação se complicou com a rejeição pelo Senado da indicação de Igor Roque para o cargo de defensor público-geral federal. A recusa, inédita na história do órgão, gerou uma situação de incerteza institucional.

Quebra-galho

Com a situação sem precedentes, o órgão debate os próximos passos. Uma hipótese é organizar uma nova lista tríplice para ser enviada a Lula, o que pode levar até seis meses. Outra seria pedir ao Presidente que escolha outro integrante da lista já apresentada, mas há dúvidas sobre a viabilidade legal desse caminho. A DPU enquanto isso vai sendo conduzida de forma interina por Fernando Mauro, cuja situação precária não permite planejamentos de longo prazo.

Flerte I

O Ministério de Minas e Energia e a Eletrobras têm feito um movimento de aproximação em meio à disputa no STF para que a União tenha representação no conselho de administração proporcional à sua participação no capital social da ex-estatal. O ministro Alexandre Silveira e o presidente da elétrica, Ivan Monteiro, têm mantido contato desde agosto.

Flerte II

No setor de energia, interlocutores vislumbram a possibilidade de que a aproximação propicie um ambiente que favoreça um acordo. Já aliados do ministro dizem que a intenção é abrir um diálogo para que a empresa atue em sinergia com as políticas públicas.

Aqualoucos

A deputada federal Dandara (PT-MG) encaminhou um ofício à AGU pedindo medidas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se retrate por vídeo com informações falsas sobre a seca no Nordeste. Como o Painel mostrou, ele postou gravação de um homem mergulhando em um canal em Barbalha (CE) dizendo que é de seu governo. No entanto, a filmagem foi realizada em maio de 2023, já na gestão petista.

Ainda que tardia

O movimento liberal Livres lançará a terceira edição do Projeto Nabuco, curso on-line gratuito sobre princípios liberais direcionado a candidatos e profissionais que trabalhem em campanhas eleitorais. O projeto terá 10 aulas on-line e ao vivo em temas como noções básicas sobre o sistema eleitoral, construção de marcas, estratégias de comunicação e planejamento de campanhas.

Ecumênico

O movimento suprapartidário defende ideias liberais na economia e nos costumes. Tem entre seus membros políticos filiados a partidos como PSDB, Cidadania, Novo, Podemos e PSD, entre outros.

Tá ok

Vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia, o deputado Tomé Abduch (Republicanos) assumiu em agosto uma vaga no conselho curador da Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura. Bolsonarista, ele é um dos líderes do grupo Nas Ruas, que surgiu durante o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

PH 7

Em encontros dos quais já participou, Abduch propôs que a Fundação contrate uma pesquisa de mercado para descobrir qual é a percepção da população a respeito da emissora. Também defende que a Cultura seja “neutra” e se distancie do que ele considera ser um “perfil esquerdista”.

Decano

Ex-presidente da Assembleia Legislativa e um dos membros mais experientes da Casa, o deputado Barros Munhoz (PSDB) será o relator do projeto de lei da privatização da Sabesp. No sétimo mandato, Munhoz já foi prefeito, ministro e secretário estadual. Embora os tucanos não tenham cargo no primeiro escalão no governo, costumam se alinhar ao Bandeirantes.

Nasce uma estrela

Secretário da Casa Civil e braço-direito de Tarcísio de Freitas no governo de SP, Arthur Lima foi incluído pelo PP em suas inserções de TV estaduais. Recém-filiado à legenda, ele é uma aposta para uma carreira política. Opções citadas internamente são ser vice do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), no ano que vem, ou senador e até vice do próprio Tarcísio em 2026.

Maior força

O presidente Lula recebeu o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) no Palácio do Planalto na quarta (25) para tratar de programas do governo federal em SP e da presença do petista na campanha eleitoral paulistana de 2024. O presidente e o parlamentar acertaram participação conjunta em eventos, entregas e inaugurações na capital, com o objetivo de turbinar a candidatura do psolista. Entre os atos previstos, estão a inauguração de um campus da Unifesp e obras do PAC.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel