Bicadas
Coluna foi publicada no domingo (10)
Folha de São Paulo
Presidente do diretório municipal do PSDB em SP, Fernando Alfredo tem sofrido pressão no próprio partido depois de ter publicado mensagem considerada homofóbica em grupo de WhatsApp, o que ele nega. Durante discussão com o militante Joel Alves, que havia publicado foto usando máscara cor-de-rosa ao lado de Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul e presidente da sigla) por ocasião de campanha contra o câncer de mama, Alfredo escreveu “ficou bem de máscara rosa, bela homenagem”.
Viral
A mensagem de Alfredo foi compartilhada por dirigentes tucanos, muitos dos quais viram referência à homossexualidade de Leite. O episódio se insere em contexto mais amplo de crise que tem dividido a legenda.
Repúdio
Presidente da Diversidade Tucana, Edgar Souza diz ser “assombroso ver uma agressão homofóbica vindo de um dirigente do PSDB” e que “homofobia recreativa estimula a cultura de preconceito”.
Outro lado
Em nota, Alfredo nega com veemência que sua mensagem envolvesse homofobia ou menção a Eduardo Leite, diz que trabalha pelos direitos LGBTQIA+ no PSDB há mais de 20 anos e que a acusação de discriminação está relacionada às disputas que existem no partido hoje.
Candidato
Assessores de Lula (PT) voltaram a mencionar a possibilidade de o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, ser indicado para a vaga no STF que será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, em outubro.
Antídoto
O novo raciocínio é o de que o fato de o ministro ser negro ajudaria a conter críticas que Lula deve sofrer caso decida não indicar uma mulher.
Exemplo
O parecer vinculante da Advocacia-Geral da União que prevê pena de demissão para casos de assédio sexual na administração pública federal deveria inspirar estados e municípios a fazer o mesmo, defende a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos dos Estados.
Alarme
A federação cita pesquisa nos Ministérios Públicos estaduais que mostra que 5,39% das servidoras disseram ter recebido atenção sexual indesejada.
Reação
A crise entre Ricardo Nunes (MDB) e bolsonaristas desencadeada por comentários do prefeito de São Paulo a respeito de sua relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode devolver Ricardo Salles (PL) à disputa pela Prefeitura de SP em 2024.
Mistério
Bolsonaristas têm tentado convencer o deputado federal a retomar sua pré-candidatura. Ele responde laconicamente à coluna a respeito da possibilidade: “veremos”. Nunes enfureceu bolsonaristas após dizer que não tem proximidade com Bolsonaro assim como não tem com Lula.
Melhor…
Guilherme Boulos (PSOL) tem se envolvido em projetos na Câmara relacionados à população idosa com o objetivo de quebrar a resistência dessa fatia do eleitorado à sua atuação política, tendo em vista que ele é pré-candidato à Prefeitura de SP. Em 2020, os idosos votaram em peso em Bruno Covas (PSDB) contra o psolista.
…idade
Boulos conseguiu a aprovação na Câmara de seu projeto de lei que multa instituições financeiras que concedam empréstimo consignado sem autorização expressa do correntista. O texto agora está no Senado. Ele também se tornou relator de projeto que dispensa doentes crônicos de perícias médicas periódicas para renovação de benefícios.
Adeus
O sociólogo italiano Domenico De Masi falou ao público brasileiro em sua última mensagem em vida, transmitida ontem. Ele participou de seminário do grupo Lide, em Milão, na sexta (8).
Perda
Além de tratar de temas de sua área, ele fez uma saudação a Lula e um agradecimento a João Doria, presidente do Lide. “De Masi gostava muito do Brasil”, afirma Doria.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo