Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Passo em falso

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (06)

Painel da Folha de São Paulo | 06/09/2023, 10:41 h | Atualizado em 06/09/2023, 10:42
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Passo em falso
Prefeito de SP, Ricardo Nunes afirmou não ter proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Declaração pode colocar a possível aliança em risco |  Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

A declaração do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), de que não tem proximidade com Jair Bolsonaro (PL) assim como não tem com Lula (PT) gerou reação explosiva no entorno do ex-presidente e colocou a possível aliança em risco. Aliados de Bolsonaro dizem que ele está sendo desmoralizado pelos movimentos de aproximação e afastamento de Nunes e reabriram o debate sobre lançar um nome próprio em 2024. Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, tem sido incentivado, mas ainda descarta.

Sem bala
“Ninguém se apropriará de votos bolsonaristas e deixará Bolsonaro distante. A era dos gafanhotos acabou”, escreveu Wajngarten nas redes sociais. Ele tem sido o principal elo entre o prefeito e o ex-presidente e vinha barrando o lançamento de uma candidatura à direita. Ontem, ele disse a pessoas próximas que sua munição acabou.

Adubo
Desde a desistência de Ricardo Salles (PL) de disputar a Prefeitura de São Paulo, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) tem buscado uma alternativa a Nunes para lançar em São Paulo. A articulação agora deve ganhar novos apoiadores.

Segue

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia remeteu para Jorge Messias, advogado-geral da União, os autos do processo relativo à homenagem promulgada pelo governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao coronel Erasmo Dias, expoente da ditadura militar.

Olho...
Messias deverá se manifestar nos próximos dias a respeito da ação assinada por partidos de esquerda, que argumentam que batizar um entroncamento de rodovias na cidade de Paraguaçu Paulista com o nome de Erasmo Dias viola “princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da democracia”.

...no lance

A manifestação de Messias é aguardada por lideranças dessas legendas. O advogado-geral da União é apontado como um dos favoritos para ocupar a cadeira da ministra do STF Rosa Weber, que se aposentará em outubro.

Estranho
Parlamentares do União Brasil dizem ver seletividade na investigação da Polícia Federal que mira o ministro Juscelino Filho (União-MA), após operação que teve como alvo obras da construtora Construservice contratadas pela Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco (Codevasf) e bancadas com dinheiro de emendas parlamentares.

Indiretas
Eles lembram que a empresa foi uma das maiores beneficiadas por verbas para pavimentação durante o governo de Flávio Dino no Maranhão, de 2015 a 2022. No período, a empreiteira recebeu cerca de R$ 710 milhões. O assunto foi tratado em reunião entre o hoje ministro Dino e o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA).

Rixa 1
Um parecer jurídico da Fundação Butantan faz críticas a um acordo de cooperação com a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (Fundherp) e aponta possível conflito de interesses por parte dos signatários. O contrato se refere à construção de um núcleo de terapia avançada na Fundherp e a pesquisas de tratamentos contra o câncer.

Rixa 2
O parecer diz que o acordo “fere o princípio da boa-fé”. O principal problema estaria no fato de o Butantan bancar o projeto sem contrapartida nas áreas clínica, de tecnologia e comunicação. Foram despendidos R$ 200 milhões na construção das instalações e salários de pessoal.

Rixa 3
“A condução do projeto é unilateral”, diz o documento, obtido pelo Painel. Além disso, haveria conflito de interesse pelo fato de o ex-diretor do Butantan Dimas Covas, que ajudou na viabilização do acordo, ter sido ao mesmo tempo diretor-científico da Fundherp.

Outro lado
O Butantan diz que requisitou prestação das contas e revisão do contrato. A Fundherp diz que o projeto está dentro do cronograma, com interação entre as equipes dos dois órgãos. Covas afirma que ajudou a fomentar a parceria por sua importância científica.

Mais..
O Pará teve redução de 70% da área com alertas de desmatamento em agosto e encabeçou a lista dos estados amazônicos com queda do desmate, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

...verde
O estado teve redução de desmatamento equivalente a uma área de 472 km. Amazonas, Mato Grosso e Rondônia vêm na sequência, segundo o Inpe.

Em foco
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, começou a coletar assinaturas para a criação de uma CPI para investigar o aumento de uso de crack no país. O tema deverá ser central na eleição paulistana em 2024.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel