Acabou a paz
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (31)
Folha de São Paulo
A inclusão de um recado indireto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin em resolução do diretório nacional do PT teve participação decisiva da própria presidente do partido, Gleisi Hoffmann. Alguns dirigentes argumentaram que seria melhor não expor a insatisfação com as posições conservadoras do nomeado por Lula tão cedo, e que valeria a pena primeiro tentar conversar em privado. A comandante da legenda, no entanto, defendeu deixar claro desde já o desconforto.
Esfriou
Coordenador da Central de Movimentos Populares, Raimundo Bonfim diz que, assim como Lula (PT), lideranças destas entidades também identificam uma dormência na mobilização. Como mostrou o Painel, o petista lamentou a aliados que a apatia dificulta a discussão de pautas progressistas, deixando o governo mais frágil diante do centrão e da direita.
Mão dupla
Ele diz, no entanto, que o próprio Lula e o PT têm responsabilidade, por terem privilegiado a política institucional e alianças no Congresso. “Esse momento de baixa também tem a ver com essa relação mais distante”, afirma.
Megafone
Representantes dos servidores federais se dizem indignados com o fato de que o governo reservou R$ 1,5 bilhão para o reajuste salarial em 2024, o que daria aumento de apenas 1%. As centrais sindicais afirmam que convocarão uma plenária para discutir um calendário de mobilização, inclusive com possível greve.
Quintal
Presidente do diretório do MDB em Alagoas, o senador Renan Calheiros filiou na última segunda-feira ao partido o vice-prefeito de Barra de São Miguel, Floriano Melo. A cidade é comandada por Benedito de Lira (PP), pai do presidente da Câmara e adversário de Renan no estado, Arthur Lira (PP).
Estrelas
A ministra Simone Tebet (Planejamento) e outras lideranças do MDB participarão das inserções que o partido exibirá a partir do dia 23 de setembro. Ela defenderá a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Já o presidente da legenda, Baleia Rossi, vai falar sobre reforma tributária.
Voz da experiência
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), convidou o ex-presidente da Assembleia Carlão Pignatari (PSDB) para se filiar ao seu partido, numa tentativa de diminuir os problemas de articulação na Casa. Um dos alvos de críticas de deputados é o líder do governo, Jorge Wilson (Republicanos), cuja função poderia ser repassada a Pignatari. Procurado, o ex-presidente da Casa não confirmou a conversa.
Livre...
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes declarou inexistentes as provas da Operação Ponto Final, que mirou supostos pagamentos de propina de empresários de ônibus a políticos do Rio de Janeiro, entre eles o ex-governador Sérgio Cabral (MDB).
...leve e solto
A decisão ampliou os efeitos do entendimento já definido pela corte de que o juiz Marcelo Bretas não era competente para atuar no caso. Com isso, fica praticamente inviabilizado o prosseguimento da denúncia contra Cabral e empresários do setor.
Fio do bigode
A bancada do PSDB na Câmara de São Paulo aprovou a indicação do vereador João Jorge para disputar a presidência da Casa em 2024. Segundo os tucanos, foi feito um acordo pelo atual presidente, Milton Leite (União Brasil), com o prefeito Bruno Covas, morto em 2021, pelo qual o PSDB comandaria a Casa no final desta legislatura.
Veja bem
Leite, no entanto, ainda não se comprometeu publicamente a apoiar um tucano. Outros vereadores vêm sendo citados para a disputa, como Rubinho Nunes e Ricardo Teixeira, do União Brasil.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo