Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Cacofonia

Coluna foi publicada no sábado (12)

Folha de São Paulo | 14/08/2023, 11:01 h | Atualizado em 14/08/2023, 11:02
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Cacofonia
Deputado Arthur Maia (União-BA), presidente da CPMI, é contra a inclusão da suspeita de venda de joias oficias pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados no escopo da CPMI. |  Foto: Divulgação/Câmara

A inclusão da suspeita de venda de presentes e joias oficiais pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados no escopo da CPMI do 8 de Janeiro rachou a cúpula da comissão. O presidente, deputado Arthur Maia (União-BA), é contra, enquanto a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), defende averiguar se há relação entre a comercialização dos itens e o financiamento dos atos golpistas de bolsonaristas. “A CPMI não foi criada para apurar atos de corrupção”, diz Maia ao Painel.

Presentão 

Apoiadores de Bolsonaro instalaram dois outdoors na via Dutra, em Guarulhos (SP), exaltando a ligação dele com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. A homenagem, que também parabeniza o dirigente partidário por seu aniversário de 74 anos, ontem, ocorre no dia da operação da PF sobre a venda de joias, um tema que o cacique tem tentado evitar.

Pinel 

Duas contas que espalhavam desinformação em redes sociais sobre vacinas e medidas inexistentes do governo Lula (PT) foram removidas após atuação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, da AGU. Em uma, um homem que se dizia cientista afirmava que a humanidade seria dizimada por uma nova epidemia que teria início quando sinais de 5G ativassem agentes patogênicos inseridos em vacinas.

Fact-checking 

A outra postagem retirada do ar dizia que decreto de Lula acabaria com a propriedade privada no País. A Procuradoria da AGU foi criada no governo Lula e apelidada pelos bolsonaristas de “Ministério da Verdade”.

Fatura 

O União Brasil indicou a deputados do partido que pode rever a troca de integrantes na CPI do MST a partir de terça-feira,  caso a comissão abra mão de tentar convocar novamente o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. A legenda foi uma das que nesta semana substituiu deputados de oposição por outros com perfil mais moderado para blindar o governo no colegiado.

Conta 

A isenção de IPTU para quem mora na região da cracolândia, no centro de São Paulo, deverá consumir R$ 9 milhões do orçamento da prefeitura nos próximos dois anos. A medida do prefeito Ricardo Nunes (MDB), se aprovada pela Câmara, será aplicada em 2024 e 2025 e beneficiará 947 imóveis na região. O perímetro a ser contemplado foi definido a partir de um boletim diário da prefeitura que mapeia a presença e quantidade de usuários de drogas.

Dress code 

Projeto do deputado estadual Thiago Auricchio (PL-SP) que dá direito a bares, restaurantes e casas noturnas de proibir a entrada de pessoas armadas, inclusive PMs de folga, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. Uma das razões para o projeto foi o assassinato do campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo Pereira por um policial de folga durante show em São Paulo, em 2022.

Punição 

O PSB protocolou representação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por supostamente ter tramado com Walter Delgatti, o hacker da Vaza Jato, a invasão nos sistemas de informação do CNJ. O partido pede cassação ou suspensão do mandato.

Digital

Pela primeira vez, uma especialista em direitos da criança poderá fazer parte do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD). Diretora do Instituto Alana, dedicado ao tema, Isabella Henriques está na lista tríplice de candidatos para o órgão. Jovens estão entre alvos preferenciais de crimes cibernéticos, em plataformas como o Discord.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel