Ressecamento vaginal na menopausa, tem solução?
Sexo é vida, traz inúmeros benefícios físicos e fisiológicos e merecemos desfrutar de cada um deles
Lorena Baldotto
Uma das grandes queixas das mulheres que entram na menopausa está relacionada ao ressecamento vaginal. No passado era comum as mulheres amargarem esse problema ainda tão jovens e com tantos anos de vida pela frente, porém hoje com a evolução da ciência e da medicina e com a tecnologia a nosso favor é possível tratar e até eliminar esse problema que acaba com o prazer de ter relações sexuais.
Bom mulherada, o que eu costumo indicar para melhorar esse problema do ressecamento é a reposição hormonal e o uso de tecnologia, como o laser, para aumentar a elasticidade da pele da vagina.
Esse para mim é o melhor protocolo, porém algumas mulheres não podem usar hormônio e quando isso acontece podemos utilizar o laser de CO2 isoladamente ou em conjunto com outras tecnologias como a radiofrequência. O tratamento em ambos os casos deve ser individualizado para que o melhor protocolo seja escolhido.
A vantagem do uso da tecnologia é não só a melhora do tônus da pele como também pode tratar e prevenir o desconforto geniturinário, a perda de urina aos esforços, a falta de lubrificação e a flacidez íntima no geral.
E, gente, não é mito e nem vergonha dizer que com o tempo ela fica mais flácida. Isso acontece com a vagina assim como com a nossa pele e qualquer órgão do nosso corpo, que sofre com o envelhecimento com o passar dos anos.
Mas saber que tem como tratar e melhorar essa questão é animador, não é mesmo?
E só para vocês entenderem melhor o motivo do ressecamento durante a menopausa, eu vou explicar brevemente aqui.
Acontece que os níveis de estrogênio caem drasticamente nessa fase da vida, e isso provoca o ressecamento e a atrofia vaginal e faz com que o ato sexual deixe de ser algo prazeroso e se torne algo doloroso em muitos casos.
Esse desconforto pode levar muitas mulheres a evitarem o ato sexual. Então gente, como um problema sempre tende a puxar outro ou outros, começa a acontecer a queda da libido, porque ninguém quer fazer sexo para sentir dor, não é mesmo?
Para evitar esse outro problemão, que pode levar muitos relacionamentos ao fim, é importante cuidar e manter uma vida sexual saudável.
Afinal, as mulheres tem uma expectativa de vida alta. Segundo o IBGE, vivemos até em média 80 anos e, levando em consideração que entramos na menopausa entre os 45 e 55 anos, é muito sofrimento.
Imagina ficar esses anos todos sentindo dor e abrir mão de ter prazer na relação por quase metade da vida. Fala sério né gente?! Não precisamos passar por isso!
Sexo é vida, traz inúmeros benefícios físicos e fisiológicos e merecemos desfrutar de cada um deles. Ele ajuda a melhorar a pele, o humor, a autoestima e por aí vai.
Gostou do tema? Tem dúvidas? Quer falar diretamente comigo? Me chama no instagram @dra.lorenabaldotto. Vai ser um prazer te ter por lá comigo!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Sexo & Saúde,por Lorena Baldotto