Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

MUNDO DIGITAL

Passeio virtual pelos museus imperiais brasileiros

Com passeio online é possível conhecer o acervo dos três principais museus que contam a História Imperial Brasileira

| 11/09/2022, 12:41 h | Atualizado em 11/09/2022, 12:45
Mundo Digital

Eduardo Pinheiro


No mês de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, a História do País volta ao centro das atenções. Com isso, os museus ganham papel de destaque e entram no radar de quem gosta de História. 

No entanto, como o dinheiro para fazer turismo anda escasso, uma boa alternativa é a visita online aos museus que contam a História da Independência e do Período Imperial Brasileiro.

Vamos destacar os três principais museus brasileiros, em que é possível, fazendo uma visita online, se encantar com as obras de arte e outros objetos inusitados que ficaram marcados na História do País.

Museu Nacional 

O que já foi o maior museu de História natural da América Latina, o Museu Nacional contava, antes do incêndio de 2018, com um acervo de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças da família imperial e livros raros.

Logo após o incêndio, foi iniciado um trabalho de remoção das peças para uma área de triagem, onde são fotografadas e catalogadas.

O museu passa por um processo de reconstrução, porém, infelizmente, após concluído, ficará somente disponível para exposições de artes, apagando assim parte da História do período do Império, no Brasil. 

Por sorte, é possível fazer uma visita online para conhecer boa parte do acervo que já havia sido digitalizado, antes do incêndio.

O prédio do Museu Nacional foi, durante o período do Império, o palácio da família Imperial.  (http://www.museunacional.ufrj.br)

Museu do Ipiranga 

Foi construído entre 1885 e 1890, para ser um monumento de comemoração à Proclamação da Independência.

Localizado nas imediações do local onde D. Pedro I deu o grito da Independência, o museu foi reaberto na última semana para visitações, após um período de reformas. 

No acervo, é possível conhecer o passado brasileiro por meio de grandiosas telas como “Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro”, de Oscar Pereira da Silva e “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo. 

Seu acervo online possui cerca de 30 mil itens de iconografia, que inclui pinturas, fotografias e documentos. (http://museudoipiranga.org.br).

Museu Imperial

Localizado na cidade de Petrópolis, o Museu Imperial foi construído para ser a casa de verão da família imperial.

O museu possui o principal acervo do País relativo ao Império Brasileiro, em especial ao chamado Segundo Reinado, período governado por D. Pedro II.

São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e admiradores da história do Brasil. (http://museuimperial.museus.gov.br).

Enfim, em tempo de grana curta, uma visita presencial pode ficar para outro momento. Enquanto isso, temos a possibilidade de acesso à informação, educação e cultura pelo ambiente digital.

Com esses três museus brasileiros relacionados é possível conhecer um pouco mais sobre a História Imperial do Brasil e as nossas origens. Clica lá!

EDUARDO PINHEIRO é consultor de tecnologia da informação.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Mundo Digital

Mundo Digital, por Eduardo Pinheiro

ACESSAR Mais sobre o autor
Mundo Digital

Mundo Digital,por Eduardo Pinheiro

Mundo Digital

Eduardo Pinheiro

PÁGINA DO AUTOR

Mundo Digital