WhatsApp cria novas funções para proteger privacidade
O status online do WhatsApp sempre foi uma função que incomodava usuários que pretendiam utilizar o App de forma mais reservada
Eduardo Pinheiro
Em tempos em que a privacidade está em alta, as empresas de tecnologia têm buscado intensificar as medidas de proteção aos dados pessoais e da intimidade dos usuários de suas aplicações.
Nesse contexto, o WhatsApp prepara para as próximas semanas uma atualização do aplicativo que integrará três novas funções de proteção da privacidade.
O aplicativo de conversa mais utilizado no mundo, que só no Brasil tem 185 milhões de usuários, se prepara para lançar uma atualização com novas funcionalidades, que irão proporcionar mais privacidade e conforto para os seus usuários.
Destacamos a seguir três das principais funções que irão integrar a nova versão do WhatsApp, programada para ser disponibilizada aos usuários ainda no mês de agosto.
Status online – o status do WhatsApp deixa muito claro se a pessoa está acessando o aplicativo em determinado momento, conversando com uma pessoa no privado ou em um grupo.
Isso faz com que muitas pessoas exijam resposta de suas mensagens imediatamente. Isso pode gerar desconforto para os usuários e, em alguns casos, conflitos interpessoais.
Assim, com a nova função de se ocultar o status online, ninguém poderá exigir mais atenção imediata e responderá mensagens no momento mais oportuno, sem a pressão do destinatário.
Bloqueio de print de tela – Aquele comportamento de violação de conversa privada, com print de telas de conversas no App está com os dias contados. O WhatsApp irá implementar um bloqueio de print de tela de modo a proporcionar mais garantia de privacidade no uso do aplicativo. Quem não vai gostar muito são os fofoqueiros de plantão.
Saída de grupos em silêncio – A saída de um grupo do WhatsApp costuma ser um procedimento meio constrangedor para muitos usuários, pois nem sempre uma saída de grupo é bem aceita pelos membros do grupo.
Com objetivo de tornar as saídas dos grupos mais discretas, os desenvolvedores do App vão disponibilizar a opção de sair de forma silenciosa, sem aquele “barulhento” aviso, Fulano saiu do grupo.
Há muito tempo essa função de sair em silêncio dos grupos de WhatsApp é esperada pelos usuários. Outra funcionalidade importante em relação aos grupos, que já existe e pouca gente conhece, é a opção de escolher quem pode adicionar os usuários em grupos.
Em Configurações/Conta/Privacidade/Grupos, é possível, inclusive, configurar para todo contato que incluir o usuário em um grupo que seja primeiramente enviado um convite, para que o usuário possa aceitar ou recusar o convite, evitando assim o constrangimento de ter que sair do grupo mais tarde, fazendo ou não “barulho”.
Atendendo à conjuntura atual de proteção da privacidade e também aos pedidos dos usuários, o WhatsApp implementa funções que proporcionam aos usuários a opção de serem ou não vistos no seu ambiente de conversa. Golaço do aplicativo no quesito privacidade.
SUGERIMOS PARA VOCÊ: