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Golpistas se passam por funcionários de bancos

| 10/07/2022, 09:57 h | Atualizado em 10/07/2022, 09:59
Mundo Digital

Eduardo Pinheiro


No mês de junho, uma operação da Polícia Federal conseguiu desmantelar uma rede de golpistas que agia no Estado, como se fossem funcionários de estabelecimentos bancários, para enganar clientes e fazer desvios de dinheiro de contas bancárias.

A quadrilha era liderada por bandidos de São Paulo, Santa Catarina e comparsas capixabas, localizados nos municípios de Vila Velha, Serra, Guarapari, Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante.

O sucesso dos golpes era baseado na utilização de técnicas hackers de invasão de dispositivos móveis, com destaque para o uso da ferramenta AnyDesk, e também com auxílio de dados pessoais e bancários que foram vazados nos últimos anos e comercializados na Deep Web.

Entretanto, a engenharia social, técnica de manipulação mental utilizada por bandidos, é a principal ferramenta usadas por eles para enganar as vítimas e se passarem por funcionários de banco.

De posse de alguns dados pessoais e bancários das vítimas, o golpe é iniciado por meio de uma ligação fraudulenta, que simula o número do telefone do banco. A vítima atende à ligação, e após confirmar alguns dados pessoais, é informada que estão tentando realizar transações bancárias fraudulentas em sua conta bancária.

No ímpeto de não ter o desfalque financeiro, muitos correntistas acabam seguindo os procedimentos que são passados pelos golpistas. O estilo de linguagem de call center de banco, os efeitos sonoros de espera e a gentileza dos supostos funcionários do banco levam as vítimas a acreditarem que, de fato, estão falando com uma pessoa do banco que está querendo cancelar transações bancárias fraudulentas.

Os bandidos ainda podem solicitar a entrega do cartão do banco a um motoboy, na porta da residência, para posterior substituição. Esse procedimento já causou dor de cabeça em centenas de correntistas capixabas.

Para ficarmos protegidos contra essas modalidades de golpes, seguem algumas dicas de segurança.

1-Desconfie sempre de supostas ligações de estabelecimentos bancários; 2- Telefone para o número oficial do banco de outro aparelho; 3- Não faça testes ou instale aplicativos solicitados por telefone; 4- Não entregue o cartão do banco a ninguém; 5- Tenha o contato telefônico do gerente da sua conta bancária; 6- Solicite auxílio de uma pessoa de confiança (parente ou amigo) e 7- Procure se informar e adotar todos os recursos de segurança que o banco disponibilizar para o acesso a sua conta e aplicativo do banco.

Atentos a essas dicas e sempre desconfiando de supostas ligações de estabelecimentos bancários, as chances de cair nesses golpes serão mínimas e os seus recursos financeiros estarão a salvo desses bandidos que agem do outro lado da linha.

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