Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

SEXO & SAÚDE

Intimidade não é sobre sexo

Lorena Baldotto* | 22/05/2022, 08:41 h | Atualizado em 27/07/2022, 18:30
Sexo & Saúde

Lorena Baldotto


Tudo começa com a pouca intimidade ou a falta dela. Talvez você não tenha ideia da variedade de problemas que eu já ouvi de casais até hoje durante meus atendimentos.

 E olha que qualquer coisa é motivo, tudo mesmo entra na roda, até o cachorro, o papagaio e o periquito. Depois de anos atuando como ginecologista e como terapeuta sexual, cheguei à conclusão que a raiz de boa parte desses problemas mora no mesmo lugar: na falta de intimidade.

O grande erro de boa parte dos casais é acreditar que intimidade é sobre sexo, sobre não ter vergonha de andar sem roupa na frente do outro mesmo estando com uns quilinhos a mais e essas coisas que fazem parte da rotina. Mas a verdade é que a intimidade vai muito além disso.

Intimidade é conhecer. É sobre as coisas que você deixa de fazer porque sabe que magoa seu par, sobre as coisas pequenas que faz porque ele ama (e vice-versa).

É sobre abrir o seu próprio coração e permitir ser amada sem esconder os seus defeitos e gostos, sem usar máscaras, e da mesma forma, amar o outro. A intimidade é uma semente, viu? Ela é plantada quando você toma a decisão de dividir a vida com alguém e vai ser regada durante a rotina.

Se ela estiver firme, grande parte dos problemas perde a força e o seu relacionamento, consequentemente, se torna cada vez mais forte.

Sem intimidade, o amor vai ficando 'xoxo' e aí tudo vira uma grande questão. É aquela briga de três dias porque sumiu a tampa do recipiente plástico de mamãe, porque bagunçou a casa ou deixou a toalha molhada na cama.

 Ninguém merece e isso mata seu relacionamento! Como alguém que já lidou com muitas histórias, falo com experiência no assunto, que é preciso ter estratégia para lidar com essas questões sem se descabelar. Meu conselho para você é: converse sempre! 

Coloquem limites, tomem decisões em conjunto. E não esconda seus sentimentos, o que te agrada e desagrada, e encoraje seu par a fazer o mesmo.

Você vai ver como essas práticas simples vão te ajudar a ter um relacionamento mais leve, forte, íntimo e saudável.

Gostou do tema? Podemos falar de muitos temas relacionados e juntos solucionar várias questões de relacionamento. Me chama no Instagram @dra.lorenabaldotto que eu posso te ajudar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde, por Lorena Baldotto

ACESSAR Mais sobre o autor
Sexo & Saúde

Sexo & Saúde,por Lorena Baldotto

Sexo & Saúde

Lorena Baldotto

Sexo & Saúde