Como recuperar dinheiro perdido em transações PIX fraudulentas
Eduardo Pinheiro
Finalmente, aqueles golpes da solicitação de empréstimos bancários, por supostos amigos ou parentes e as vendas fraudulentas de produtos pela internet, passam a contar com dois componentes bancários que podem devolver à vítima o dinheiro perdido.
O Banco Central disponibilizou, para pagamentos efetuados por meio da plataforma PIX, dois serviços que vão possibilitar mais condições aos usuários de se protegerem contra esses e outros golpes, e até mesmo de recuperar a totalidade do dinheiro perdido.
Veja quais são esses dois recursos que vão auxiliar no combate à utilização da plataforma PIX para diversos tipos de fraudes.
1) Bloqueio Cautelar: trata das situações em que o banco do golpista suspeita de alguma operação fora dos padrões e poderá, a partir do momento em que os recursos caírem na conta, bloquear o dinheiro por até 72 horas.
Nesse período, o banco vai aprofundar a análise da conta, checar registros e verificar se aquela transação é resultado de fraude. Se o golpe for constatado, o banco cancela a operação e devolve o dinheiro para quem fez a transferência via PIX.
2) Mecanismo especial de devolução: por este recurso, tão logo a vítima descubra a ocorrência do golpe ela deve fazer o boletim de ocorrência policial e avisar ao seu banco, o quanto antes, o fato ocorrido.
A diferença é que agora o banco da vítima irá utilizar a estrutura do PIX para avisar ao banco do golpista que aquela transação pode ter sido fruto de fraude. Assim, a conta do golpista ficará bloqueada por até sete dias, para que as duas instituições avaliem se a acusação tem fundamento. Confirmando a fraude, os recursos financeiros transferidos voltam para a conta da vítima.
Antes da existência desses dois mecanismos antifraude, quando a vítima percebia que havia caído em um golpe, ela precisava fazer um boletim de ocorrência policial e abrir reclamação em seu banco, para que este banco avisasse o banco do golpista.
Porém, isso levava tempo e, assim, o bandido conseguia efetuar o saque do dinheiro antes do bloqueio da conta.
Agora, com os novos serviços, o banco já toma as medidas preventivas, caso suspeite de movimentações criminosas nas contas dos bandidos ou atenda uma solicitação de bloqueio feita por parte da vítima do golpe.
Desta forma, tanto por iniciativa do banco da vítima quanto do banco do golpista, será possível evitar ou reverter golpes que são praticados com a utilização do PIX.
De qualquer forma, é bom lembrar que os golpistas sempre procuram agir em horários que dificultam a ação das instituições bancárias e da polícia.
Logo, todo cuidado é pouco e a prevenção e os cuidados em relação a qualquer tipo de transação online (transferências, empréstimos, pagamentos, etc.) sempre requerem muita atenção sobre a autenticidade da solicitação e do solicitante. Fica a nossa dica!
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