Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

SEXO & SAÚDE

Entrar na menopausa não significa o fim do tesão!

| 15/05/2022, 10:14 h | Atualizado em 15/05/2022, 10:14
Sexo & Saúde

Lorena Baldotto


Vamos falar de uma queixa muito recorrente entre mulheres que estão entrando ou que entraram na menopausa? Estou falando da queda da libido, a falta de tesão mesmo. 

Muitas vezes porque a vagina fica ressecada e tanto a relação quanto a masturbação com a penetração passam a provocar dor ao invés de prazer.

 Mas então, doutora, por que isso acontece? Esse problema tem salvação? Vou voltar a ter vontade de fazer sexo? 

O ressecamento vaginal pode acontecer em qualquer idade, não só nas mulheres que estão passando por esse período da menopausa, e existem várias questões que podem levar a isso. 

A primeira delas é a atrofia vaginal, que, geralmente, está associada à menopausa devido à queda hormonal que ocorre nessa fase. 

A diminuição da produção de estrogênio torna o revestimento interno da vagina mais fino, seco e menos elástico.

Por este motivo, começam os sintomas chatinhos, e entre eles a sensação de queimação, desconforto vaginal ou coceira, corrimento não usual, ou dor durante o sexo ou masturbação. 

Mas tem como melhorar isso? Sim!!! O tratamento varia de paciente para paciente, de acordo com seus sintomas, mas a terapia de reposição hormonal costuma ser indicada e deve ser muito bem acompanhada. 

Aqui no consultório eu não gosto de fazer terapia de reposição com hormônios sintéticos, mas sim com o bioidênticos, que são substâncias com estrutura molecular exatamente igual às dos hormônios humanos! 

A terapia de reposição nos traz resultados muito satisfatórios, aliviando e até sanando todos esses sintomas e resgatando a saúde sexual.

Nesses casos, também gosto muito de trabalhar com a tecnologia a laser. Esse tratamento tem como objetivo o rejuvenescimento genital e o combate à flacidez e à atrofia, promovendo uma remodelação dos tecidos locais e aumento de colágeno, promovendo maior firmeza local, aumento da vascularização da mucosa e estimula a lubrificação natural, uma beleza, né, gente?! 

É uma excelente alternativa, mas qualquer tratamento só é indicado após a avaliação médica, que é quando definimos qual o melhor protocolo para cada paciente e suas individualidades.

É possível sim passar pela menopausa de forma tranquila e com qualidade de vida! Se você vem sentindo os efeitos negativos desse período, como por exemplo o ressecamento, não deixe de procurar ajuda profissional para melhorar esse quadro. 

Tem alguma dúvida sobre o tema? Se sim, me chama no Instagram @dra.lorenabaldotto que eu posso te ajudar!

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde, por Lorena Baldotto

ACESSAR Mais sobre o autor
Sexo & Saúde

Sexo & Saúde,por Lorena Baldotto

Sexo & Saúde

Lorena Baldotto

Sexo & Saúde