Contra o tempo
Folha de São Paulo
O projeto de Lei das Fake News, a aposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para regular o tema, corre o risco de não ser aprovado a tempo de valer nas eleições deste ano. Caso confirmado, só terá validade 90 dias após a publicação e há uma preocupação com relação à velocidade da tramitação no Senado.
O PL de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) chegou à Câmara em julho de 2020 e, desde então, os parlamentares enfrentam dificuldade para chegar a um entendimento.
Sinuca
Entidades da sociedade civil e as plataformas pressionam os deputados em direções contrárias. Lideranças do Senado avaliam que por lá não será diferente.
...de bico
Tendo em vista o tempo que a Câmara teve para analisar o tema, a tendência é que os senadores queiram apreciar detidamente as mudanças, o que pode demorar.
Palavra final
Há ainda quem defenda no PT deixar o texto em banho-maria para que a regulamentação das redes sociais ocorra só em 2023, num eventual governo Lula.
Pelo bolso
O PT defenderá o governo Dilma Rousseff na campanha citando o alto nível de reservas internacionais que ela deixou ao sofrer impeachment, em 2016. Foram US$ 366 bilhões, valor que tem se mantido estável desde então.
Tese
Segundo o partido, essas reservas têm ajudado o Brasil a suportar as últimas intempéries das finanças globais. O PT sabe que a gestão Dilma, que provocou a maior recessão da história brasileira e deixou o país com inflação em alta, será um nervo exposto para Lula.
No lápis
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está procurando tesoureiros e contadores das direções nacionais dos partidos para elaborar a primeira Norma Brasileira de Contabilidade Eleitoral.
Trocas
O tema será debatido na próxima semana num congresso em Brasília. Uma ideia é mudar o sistema de lançamento de recursos dos diretórios nacionais para os estaduais e municipais.
Jeitinho
Integrante da tropa de choque de Jair Bolsonaro (PL), a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) lançou um site neste domingo (6) com orientações para tentar driblar a exigência do passaporte vacinal de Covid-19 por escolas, creches e outros locais.
Escolhas
Apesar de especialistas garantirem que a imunização contra o coronavírus é segura e recomendada, com base em evidências científicas, a bolsonarista alega que a proposta visa "fortalecer a defesa da liberdade individual".
Para cima
A Secretaria de Justiça do estado de SP registrou aumento expressivo no número de denúncias de discriminação em diversas áreas nos últimos anos. É um reflexo, segundo o governo, da maior conscientização da população na busca por seus direitos.
Salto
Houve crescimento expressivo de denúncias de preconceito racial, de cunho religioso, homofobia e discriminação contra portadores de HIV no período que variou de 2019 a 2021.
Apelo
As últimas semanas antes de João Doria (PSDB) deixar o cargo de governador de São Paulo terão um componente sentimental. Ele pretende fazer uma visita à Escola Estadual Professora Marina Cintra, na capital, onde estudou, para reforçar seu compromisso com a educação.
Apelo 2
O tucano também tem buscado fazer aceno às eleitoras. Na sexta-feira (4), disse a uma plateia de mulheres num evento que tem "alma feminina", e que não se envergonha disso.
Publicação simultânea com a Folha de São Paulo
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo