Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Pena para todo lado

| 01/02/2022, 11:27 h | Atualizado em 01/02/2022, 11:28
Painel

Folha de São Paulo


O senador tucano José Aníbal (SP) acusa o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi, de “tentar credenciar de forma fraudulenta 92 prefeitos e vices” na prévia presidencial vencida por João Doria (PSDB) em 2021. “É como ele entende democracia”, diz Aníbal, que chama o secretário estadual de “operador de Doria”.

O petardo veio após Vinholi ter criticado ao Painel a defesa feita pelo senador da pré-candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) e marca uma escalada na crise tucana.

Histórico

Em sua resposta, Aníbal faz referência à acusação de que o diretório comandado por Vinholi teria fraudado as datas de filiações de prefeitos e vices para aumentar o apoio a Doria nas prévias, o que resultou na exclusão de 92 tucanos do processo.

Passado

Aníbal, à época presidente da comissão de prévias, optou por retirar o termo “fraude” do documento que determinava a exclusão.

Dobradinha

O Palácio dos Bandeirantes contratou pesquisa com professores do estado de São Paulo, cujos resultados deverão ser aproveitados como trunfo na campanha presidencial de Doria. O levantamento, da Quaest, ouviu 1.206 profissionais entre 23 e 30 de dezembro.

Passos

Segundo a pesquisa, 41% avaliam a educação pública no estado de forma positiva, enquanto 40% têm diagnóstico regular e 18%, negativo. Para 48%, a situação da educação está melhorando, contra 23% que veem piora e 27% que avaliam estar parada.

Checktudo

Lula (PT) publicou vídeo personalizado que gravou para Letícia, seguidora que fez aniversário no domingo (30). O petista diz saber que ela é formada em matemática, faz mestrado e pretende dar aulas. Afirma também saber quantos anos ela tem, mas não diz, “porque idade de mulher a gente não fala”.

Teleton

Segundo a assessoria do ex-presidente, a ação foi pontual e não faz parte de uma campanha de comunicação.

Divórcio

Em reunião ontem, o senador Weverton Rocha (PDT) disse a Flávio Dino (PSB) que se lançará como candidato à sua sucessão, confirmando um racha na base do governador do MA.

Contra-ataque

Dino escolheu o vice, Carlos Brandão (PSDB), como candidato em outubro. Nesta segunda, o tucano, que deve migrar para o PSB, recebeu o apoio do PT.

Rebanho

Em carta que divulgará a evangélicos, Sergio Moro (Podemos) se compromete a fortalecer benefícios legais e constitucionais das igrejas, caso da imunidade tributária de que desfrutam os templos. Ele diz ainda ser a favor da presença de símbolos cristãos em espaços públicos, como crucifixos em tribunais.

Limites

Moro também diz na carta que seu governo “incentivará o combate à discriminação”, inclusive a de orientação sexual. O ex-juiz defende a decisão do STF que criminalizou a homofobia, mas que abre exceção para igrejas definirem comportamento homoafetivo como pecado.

Soltos

O ex-juiz e o deputado Arthur do Val aparecem sem cinto dentro de um carro em vídeo gravado em Rio Preto (SP) ontem. A infração é grave e rende cinco pontos na carteira e multa.

Sem retorno

Mesmo com a decisão do governo de descartar a proposta do fundo de estabilização para interferir no preço de combustíveis, os governadores decidiram insistir no tema e convidaram representantes do Congresso, da Petrobras e dos municípios para um encontro nesta quinta (3).

Queda de braço

A proposta do fundo tem sido defendida há alguns meses pelos governadores, que mais recentemente criticaram a ideia do governo federal de incluir o ICMS, tarifa estadual, na PEC dos Combustíveis.

Solução

Um dos temas debatidos pelo Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, do Ministério do Desenvolvimento Regional, para mitigar o rombo no transporte de passageiros é a elaboração de um Código Nacional de Transporte Público.

Receita

O código serviria para definir formas de financiamento, de indução a formação de uma gestão metropolitana nas grandes capitais e modernização do setor, que passa por uma crise severa agravada pela pandemia.

Tiroteio

“Bolsonaro liberou R$ 1 bi para afetados por enchentes. Já Doria prefere fazer propaganda, que para ele é mais importante”

Da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), sobre as mortes causadas pelas chuvas no estado de São Paulo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel