Como fazer as compras online de Natal com segurança
Eduardo Pinheiro
Passado o período da Black Friday, o mercado aguarda pelo maior pico nas compras online com a proximidade do Natal. São esperados um lucro estimado de R$ 68,4 bilhões para o varejo, segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a empresa especialista em pesquisa de mercado Offer Wise. O levantamento concluiu ainda que cerca de 123,7 milhões de consumidores devem ir às compras nessa época natalina, sendo que a maioria dessas compras será feita online.
Sabendo disso, os estelionatários de plantão já preparam seus golpes para aplicar nos internautas país afora. O consumidor que não tomar os devidos cuidados e não tiver cautela, na hora de fazer suas compras de Natal online, correrá o risco de cair em um desses golpes e ficar sem o seu dinheiro e o produto.
Por isso, a orientação é sempre comprar em lojas previamente conhecidas ou àquelas com boas referências.
Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços, nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa.
A e-bit disponibiliza a avaliação dos consumidores que realmente efetuaram compras nas lojas conveniadas, com o selo de certificação e-bit, no site www.ebit.com.br.
Outros dois sites que podem ser utilizados para pesquisar sobre a idoneidade da loja online é www.reclameaqui.com.br e o site do Procon de São Paulo, no endereço www.procon.sp.gov.br.
Antes de comprar não se esqueça de ler a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.
Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via internet (ex: Pagamento Digital) ou cartão de crédito de administradoras/bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões e procure não fazer pagamentos via boletos ou depósitos bancários.
Tenha cuidado redobrado com os sites de classificados online, em que os próprios internautas anunciam produtos e serviços.
Esses sites são os preferidos pelos golpistas. Vale lembrar que pessoas bem-intencionadas e também estelionatários fazem anúncios no Mercado Livre e no OLX.
Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum, principalmente de produtos eletrônicos e de informática, pois podem ser produtos falsificados, fruto de sonegação de impostos ou do crime de receptação.
Por fim, salve e imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação. Esse registro e documentação da compra será fundamental em caso de reclamações ou denúncias futuras. No mais, boas compras!
SUGERIMOS PARA VOCÊ: