X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Vacinas contra a dengue para mais de 133 mil crianças no ES

Com a ampliação da faixa etária para 10 a 14 anos, as prefeituras preparam imunização. Cobertura até agora é de 20% para 10 e 11 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vacinas contra a dengue para mais de 133 mil crianças no ES
|  Foto: Fábio Nunes/ AT

Aposta para vencer os casos de dengue, a imunização avança no Estado. Com a ampliação de faixa etária, ao todo ainda serão contempladas mais de 133 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Considerando que nessa faixa etária há 145.718 e que até a manhã de ontem foram aplicadas 11.840 doses da vacina contra a dengue, o total a ser vacinado é de 133.878.

No Espírito Santo, até a manhã de ontem, havia uma cobertura de 20,23% da população de 10 a 11 anos residentes na Região Metropolitana de Saúde, de um total de 58.525 crianças.

Até o momento, foram destinadas ao Estado, 58.530 doses de vacinas distribuídas para 23 cidades que compõem a Região Metropolitana de Saúde. Para completar o quadro vacinal nessa faixa é preciso chegar mais doses, mas os municípios estão imunizando com os estoques existentes.

Sobre a chegada de novas doses, a Secretaria de Saúde informou que aguarda o envio de uma nova remessa do imunizante pelo Ministério da Saúde.

Desde ontem, Cariacica ampliou o público de vacinação por livre demanda, como destaca César Colnago, secretário municipal de Saúde. Lá, são 24.648 na faixa etária de 10 a 14 anos.

Assim, esse público já pode ser imunizado nas unidades básicas de saúde que têm sala de vacinação de segunda-feira a sexta-feira. Já aos sábados e domingos, no Shopping Moxuara.

O município começou ontem a vacinar estudantes em uma escola pública de Itacibá. Essa estratégia será ampliada na próxima semana. Mas, para isso, como explica Colnago, os alunos devem apresentar o documento de autorização assinado pelos pais ou responsáveis.

Ao menos 27.506 crianças de 10 a 14 anos estão aptas a serem vacinadas em Vila Velha, de acordo com a secretária de Saúde do município, Cátia Lisboa. “Hoje (ontem) já começamos a vacinar as crianças até 14 anos. Também já estamos indo às escolas. Os pais precisam autorizar previamente os alunos ou eles podem acompanhar no ato da vacina”.

Até ontem, segundo a Secretaria de Saúde de Vila Velha, foram aplicadas 1.563 doses em crianças de 10 e 11 anos, o que corresponde a 14,18% de cobertura vacinal. O município recebeu 11.026 doses.

“A vacina é mais uma estratégia e uma oportunidade que os pais têm de imunizarem os filhos. Já registramos, até o último sábado, 3.039 casos de dengue, e queremos fazer um apelo para que toda a população cuide de seus domicílios, porque 90% dos focos estão nas residências”.

Imunização agendada e por livre demanda

Cariacica

Ampliou desde ontem a vacinação para crianças e adolescentes com faixa etária de 10 a 14 anos. A imunização acontece nas unidades básicas de saúde do município que têm sala de vacinação.

Nas UBS e no posto de vacinação do Shopping Moxuara a imunização é por livre demanda. Ela acontece de segunda a sexta-feira nas unidades de saúde, das 7h30 às 15h30, e aos sábados e domingos, no posto de vacinação do Shopping Moxuara, das 10h às 17 horas.

Nas escolas, a ampliação deve começar na próxima semana, assim que os alunos apresentarem o documento de autorização assinado pelos pais ou responsáveis. Ontem, o município deu início à imunização em uma escola de Itacibá.

Vitória

Abriu ontem 3.240 vagas para a vacinação contra a dengue para a população de 10 a 14 anos. O agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

A vacinação acontece amanhã, das 8h às 15 horas, nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha, Santo Antônio, Maruípe, Conquista. Maria Ortiz, Ilha de Santa Maria, Consolação e Praia do Suá. Na próxima semana, de segunda a sexta-feira, a imunização ocorre em todas as salas de vacina do município, mediante agendamento.

Vila Velha

Começou a vacinar contra a dengue o novo público, crianças de 10 a 14 anos. As imunizações acontecem por agendamento, via site da Prefeitura de Vila Velha (https://agenda.vilavelha.es.gov.br), nas unidades de saúde de São Torquato, Coqueiral de Itaparica, Jaburuna, Ponta da Fruta, Ulisses Guimarães, Vale Encantado, Vila Garrido, Paul e Ibes.

Amanhã, a vacina será ofertada, por livre demanda, em cinco locais: no Shopping Praia da Costa, das 11h às 18h; na unidade de saúde de Paul, das 9h às 15h30; na Associação de Moradores de Xuri, das 8h às 15h30; na unidade de saúde de Coqueiral de Itaparica, das 8h às 16h; e na Escola Assisolina Assis Andrade, em Ataíde, das 8h às 12h.

Serra

A prefeitura abriu ontem vagas para o agendamento on-line da vacinação contra a dengue com o público ampliado. Basta acessar o site da Prefeitura da Serra e clicar em Agendamento da Vacinação (https://gti.serra.es.gov.br/saude/).

As doses já estão disponíveis sem agendamento em todas as unidades de saúde do município, de acordo com o horário da sala de vacina de cada uma delas e, também, nos pontos de vacinação aos finais de semana.

Amanhã, será possível se imunizar no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9h às 17 horas, e na unidade básica de saúde de Jardim Tropical, durante a ação Família Presente, das 8h às 16 horas.

Viana

O município informou que recebeu na tarde de ontem a nota técnica com orientações sobre a ampliação da faixa etária para vacinação contra dengue e que aguarda o envio de doses para iniciar a aplicação nas crianças e adolescentes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: