Vacina HPV é ampliada para população que faz uso da PrEP no ES
Pessoas de 15 a 45 anos deverão receber três doses da vacina
Escute essa reportagem
Os municípios capixabas já podem iniciar a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) na população de 15 a 45 anos, usuários da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. A ampliação da vacina para este novo público foi recomendada pelo Ministério da Saúde na última semana.
A PrEP é um método de prevenção à infecção pelo HIV, indicado para quem possui maior risco de entrar em contato com o vírus. Devido à vulnerabilidade acrescida dessas pessoas para infecções sexualmente transmissíveis, como o HPV, surgiu a nova recomendação. No Espírito Santo, 2.869 pessoas estão cadastradas para fazer uso do método.
A vacina previne o HPV e os cânceres associados a ele, como câncer de colo do útero, pênis, anal e oral. As doses estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação do Estado. Para a imunização, os usuários da PrEP devem apresentar documentação que comprove o uso do método. Para esse grupo, serão administradas três doses, de acordo com o esquema vacinal previsto.
Como será a vacinação para HPV no ES
- População de 15 a 45 anos que faz uso da PreP que nunca foi vacinada contra o HPV, deverá receber três doses da vacina, com intervalo de dois meses entre a primeira e segunda dose, e intervalo de seis meses entre a segunda e a terceira dose;
- Pacientes que utilizam a PrEP e foram vacinados com esquema completo, conforme preconizados para determinadas faixas etárias ou situações especiais, têm o esquema encerrado, não sendo preciso serem vacinados novamente;
- Se utilizam a PrEP e foram previamente vacinadas, mas com esquema incompleto, a recomendação é completar as doses faltantes para o esquema de três doses.
Vacina HPV
A vacina contra o HPV é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos determinados grupos:
- Crianças e adolescentes de 09 a 14 anos, com aplicação da dose única;
- Pessoas imunocomprometidos de 09 a 45 anos (Pessoas Vivendo com HIV e Aids - PVHA, pacientes oncológicos e transplantados) mediante prescrição médica;
- Vítimas de violência sexual, sendo duas doses para as pessoas de 09 a menores de 15 anos e três doses para pessoas de 15 a 45 anos. Em ambos os casos a depender do esquema vacinal prévio;
- E pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR).
A vacina HPV em dose única em crianças e adolescentes de 09 a 14 anos é uma das doses de rotina presente no Calendário de Vacinação. Neste ano de 2024, segundo dados do Sistema Vacina e Confia, o Estado apresenta 83,04% de cobertura no grupo feminino e 76,67% no grupo masculino. Os dados são preliminares.
PrEP
A profilaxia pré-exposição ao HIV consiste na tomada de medicamentos antirretrovirais de forma preventiva, com a finalidade de permitir ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. A estratégia começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no fim de 2017.
No Brasil, a PrEP está indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal maior ou igual a 35 quilos, sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para infecção por HIV.
O ministério cita como "populações-chave" para PrEP: gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadoras do sexo, pessoas privadas de liberdade, pessoas trans e pessoas que usam álcool e outras drogas. Menciona, ainda, como "população prioritária" para PrEP: negros, adolescentes e jovens, indígenas e pessoas em situação de rua.
Dados do ministério indicam que, em março de 2024, cerca de 85 mil pessoas estavam em uso de PrEP no país, sendo 82% HSH; 3,2% mulheres trans/travestis; e 6,7% homens cisgêneros (termo usado para definir pessoas que se identificam com o gênero ao qual está associado o sexo biológico).
Comentários