X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Sexo pode ser “analgésico” para dor de cabeça. Entenda

É o que apontou uma pesquisa realizada por uma universidade da Alemanha. Médicas falam sobre o estudo e os seus resultados


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sexo pode ser “analgésico” para dor de cabeça. Entenda
Neurologista Mariana Grenfell diz que benefícios do sexo contra cefaleias variam de indivíduo para indivíduo |  Foto: Fábio Nunes/AT

Além de remédios, outra ação que pode ajudar a cessar a dor de cabeça é o sexo, sabia? Isso é o que demonstrou uma pesquisa realizada na Universidade de Munster, Alemanha, e publicada pela revista Cephalalgia.

No estudo, os pesquisadores enviaram questionários para pacientes não selecionados que tinham enxaqueca e cefaleia em salvas — que é o tipo de dor de cabeça mais forte que existe. No total, 402 responderam às perguntas.

Foi compartilhado que 34% dos portadores de enxaqueca tiveram experiência com atividade sexual durante um ataque e 60% deles disseram que tiveram algum tipo de alívio da dor. Enquanto 31% dos pacientes com cefaleia em salvas tiveram experiência com atividade sexual, sendo que 37% deles disseram que o sexo ajudou a diminuir a dor.

Os estudiosos apontaram que existem várias possíveis explicações na literatura para os resultados, como é o caso da liberação de endorfina durante o sexo.

Segundo a neurologista Mariana Grenfell, neurotransmissores, como endorfinas, possuem propriedades analgésicas naturais, capazes de atenuar a sensação de dor.

“Adicionalmente, o sexo promove a ativação do sistema nervoso parassimpático, que auxilia no relaxamento do corpo e na redução da tensão muscular, fatores que frequentemente contribuem para a exacerbação de dores de cabeça, em particular as de origem tensional”. disse a profissional.

“Contudo, é fundamental enfatizar que essa resposta não é uniforme, variando de indivíduo para indivíduo”, completou.

De acordo com a neurologista Soo Yang Lee, a relação sexual pode ser uma forma de prevenir que as crises de dor aconteçam.

Ela apontou que, além da produção de neurotransmissores de prazer e bem-estar, o sexo tem o adicional do caráter afetivo, reforçando laços e melhorando o humor, o que ajuda a reduzir a quantidade de crises.

O estudo também compartilhou que alguns pacientes tiveram piora nas dores de cabeça durante a relação. “Essa variabilidade está associada a fatores como o estágio da crise de dor, a intensidade do episódio, as condições emocionais do indivíduo e o contexto em que a relação sexual ocorre”, pontuou a neurologista Mariana Grenfell.

Especialista em terapia sexual clínica, Flaviane Brandemberg explicou que, além da questão da dor de cabeça, o sexo pode ter impacto positivo em outras questões para a saúde: contribui com a autoestima, ajuda no momento do sono, aumenta o número de espermatozoides saudáveis e queima calorias.

Opiniões

Imagem ilustrativa da imagem Sexo pode ser “analgésico” para dor de cabeça. Entenda
Imagem ilustrativa da imagem Sexo pode ser “analgésico” para dor de cabeça. Entenda

Saiba mais

Pesquisa

Como foi feita

Um questionário foi enviado a 800 pacientes não selecionados com enxaqueca e 200 pacientes não selecionados com cefaleia em salvas. Desse total, 402 pacientes responderam. Foi pedido para que relatassem sobre a experiência com atividade sexual durante uma crise de cefaleia e seu impacto na intensidade dela.

Resultados

No total, 38% dos pacientes com enxaqueca e 48% dos pacientes com cefaleia em salvas responderam.

Na enxaqueca, 34% dos pacientes tiveram experiência com atividade sexual durante um ataque; desses pacientes, 60% relataram uma melhora de seu ataque de enxaqueca (70% deles relataram alívio moderado a completo), enquanto 33% relataram piora.

Na cefaleia em salvas, 31% dos pacientes tiveram experiência com atividade sexual durante um ataque; desses, 37% relataram melhora de seu ataque de cefaleia em salvas e 50% relataram piora.

Alguns pacientes, em particular do sexo masculino com enxaqueca, até usaram a atividade sexual como uma ferramenta terapêutica.

Discussão

Segundo os pesquisadores, existem várias possíveis explicações na literatura para os resultados. Eles citaram a liberação endorfinas liberadas (que ocorre após a excitação sexual e o orgasmo), por exemplo.

Imagem ilustrativa da imagem Sexo pode ser “analgésico” para dor de cabeça. Entenda
Casal esquenta relacionamento: especialistas apontam benefícios do sexo |  Foto: Freepik

Também mencionaram que, para pacientes do sexo feminino, a estimulação da vagina, que é um reflexo fisiológico relacionado ao processo de parto, pode ser uma causa de alívio da dor em geral.

De acordo com a neurologista Mariana Grenfell, o sexo promove a ativação do sistema nervoso parassimpático, que auxilia no relaxamento do corpo e na redução da tensão muscular, fatores que frequentemente contribuem para a exacerbação de dores de cabeça.

A profissional ressaltou, porém, que a resposta não é uniforme, variando de indivíduo para indivíduo.

O outro lado

Foi mostrado que houve casos de participantes que notaram a piora em seus quadros de dor de cabeça.

Para Mariana Grenfell, essa variabilidade está associada a fatores como o estágio da crise de dor, a intensidade do episódio, as condições emocionais do indivíduo e o contexto em que a relação sexual ocorre.

Ela disse que, em situações de cefaleia em salvas, conhecida por sua intensidade incapacitante, pode ser particularmente difícil que o indivíduo encontre alívio, dado o sofrimento extremo durante as crises.

Atenção

Segundo os estudiosos, essa foi uma pesquisa preliminar e novos estudos devem ajudar a entender melhor o fenômeno e sua causa.

Benefícios do sexo

Além de poder contribuir para reduzir ou cessar a dor de cabeça, a relação sexual tem vários outros benefícios, segundo a especialista em terapia sexual clínica Flaviane Brandemberg.

1 - Melhora o sono. Manter uma frequência de relação sexual pode fazer com que você durma melhor, isso porque na hora do sexo e depois dele, o corpo libera substâncias relaxantes.

2 - Mais autoestima e autoconfiança, com a pessoa se sentindo desejada e admirada.

3 - Nos homens, a relação sexual frequente também aumenta o número de espermatozoides saudáveis, o que pode ser uma ótima notícia para quem está querendo engravidar e precisa se manter ativo.

4 - Contribui com queima de calorias.

Fonte: Pesquisa A Tribuna e especialistas consultados nesta reportagem.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: