Sem insumos, ES paralisa testes de leptospirose e aguarda chegada de novos kits
Desde a chuva do dia 22 de março, a Secretaria de Saúde (Sesa) registrou cerca de 186 casos suspeitos da doença só em Mimoso do Sul
Escute essa reportagem
Desde a chuva do dia 22 de março, que devastou cidades do Espírito Santo, a Secretaria de Saúde (Sesa) registrou cerca de 186 casos suspeitos de leptospirose só no município de Mimoso do Sul - que foi um dos mais afetados pelas enchentes. No entanto, a falta de insumos para a realização dos testes paralisou temporariamente a realização dos exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES).
Por nota, o Lacen/Es disse que "os kits do teste ELISA-IgM para análise da leptospirose são regularmente fornecidos pelo Ministério da Saúde. No entanto, um desabastecimento desse insumo junto ao MS, levou a paralisação temporária na realização destes exames".
Ainda segundo a instituição, em abril foram realizados dois pedidos emergenciais ao Governo Federal, totalizando 15 kits do teste e a previsão é de que os insumos cheguem ao Estado nos próximos dias. Assim, a retomada dos testes deve acontecer no início da próxima semana.
"A direção do Lacen-ES ressalta que, com o insumo disponível, os exames serão rapidamente regularizados, e todas as amostras aguardando análises terão seus laudos liberados em até 24 horas após o recebimento do kit", afirmou a instituição por nota.
Comentários