Próxima pandemia deve ser provocada por variante de vírus causador da gripe
Cientistas apostam no Influenza como agente de nova crise sanitária
Escute essa reportagem
Variantes do vírus Influenza podem causar a próxima pandemia. É isso que acreditam os cientistas que conduziram uma pesquisa publicada na revista científica Travel Medicine and Infectious Disease.
O Influenza é o causador da gripe e o alerta para uma nova crise sanitária acontece em meio ao avanço de cepas da gripe aviária, que antes circulavam entre aves, mas que tem se disseminado entre mamíferos nos Estados Unidos. De acordo com O Globo, em casos esporádicos que foram relatados em humanos, costumam ter letalidade acima de 50%.
O estudo que aponta a possibilidade de que uma versão do Influenza provoque uma nova pandemia reuniu 187 respostas especialistas de 57 países. A solicitação feita aos pesquisadores com experiência em doenças infecciosas foi simples: classifique os diferentes agentes conforme o seu potencial pandêmico. O vírus da gripe foi o primeiro do ranking para 57% dos especialistas. Outros 17% o colocaram em segundo lugar.
Outros destaques estão:
- 21% dos especialistas apontaram a Doença X, nome utilizado para um microrganismo que ainda não foi descoberto, como o de maior potencial pandêmico;
- 8% disseram que uma versão do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, pode causar uma nova pandemia;
- SARS-CoV original, que circulou em 2002 e 2003;
- Vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo (vírus CCHF);
- Ebola.
MÉDICAS EXPLICAM RISCOS
A infectologista Rubia Miossi esclarece que a pesquisa se trata da opinião de especialistas e não de uma averiguação científica.
A especialista explica que a maior ameaça em termos de doença são as zoonoses, ou seja, as doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.
“Sabemos que os vírus comuns em animais podem passar para seres humanos, de alguma maneira, nas mutações e evoluções em que sofrem. Caso a população não esteja imunizada, pode, sim, ocorrer uma pandemia. Não queremos alarmar a sociedade. Só dizemos que doenças com potencial de dizimar a população humana são doenças que acontecem em animais”.
Com a aproximação do inverno, os casos de doenças respiratórias tendem a crescer intensamente, incluindo a gripe, lembra a infectologista Martina Zanotti.
A especialista defende que não há motivos para um temor irracional em relação a uma nova pandemia, mas, ao mesmo tempo, o distanciamento da população das salas de vacinação pode favorecer a circulação de novos vírus.
“A gripe é muito banalizada, mas quando há um caso grave da doença, podem ocorrer hospitalizações e, até mesmo, complicações como a pneumonia, que pode levar à morte. Hoje, a cobertura vacinal contra a influenza está muito baixa, o que não é uma boa combinação com a aproximação do inverno”.
Comentários