Mais de 1500 pessoas foram intoxicadas por medicamentos em 2024 no ES
No mesmo período do ano passado, o número de intoxicações por consumo inadequado de remédios foi de 1.402 casos
Escute essa reportagem
Neste domingo (05), acontece o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, e o Governo do Espírito Santo emitiu um alerta sobre o uso indiscriminado de remédios. Segundo dados do Centro de Assistência e Informação Toxicológica (Ciatox), entre janeiro e abril deste ano, 1.570 pessoas foram intoxicadas por medicamentos no Estado. No mesmo período do ano passado, o número de casos de intoxicação por consumo inadequado de remédios foi de 1.402.
Os dados do Ciatox-ES também revelam que clonazepam, paracetamol, alprazolam, sertralina, amitriptilina, diazepam, risperidona, dipirona, carbonato de lítio e carbamazepina lideram a lista dos medicamentos mais envolvidos em casos de intoxicação por uso incorreto.
A farmacêutica Vanessa Ghidetti Alvarenga Telles, do Núcleo Especial de Programação (Negep) da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF), ressalta os riscos da automedicação ao ingerir medicamentos de forma irregular, mesmo a curto prazo, sem a devida orientação médica para dimensionar a quantidade, horário de uso e se o fármaco é indicado para o tipo de problema de saúde apresentado.
Os riscos incluem a possibilidade de reações adversas, como alergias graves e sonolência; aumento ou diminuição do efeito dos remédios ao combiná-los sem prescrição; prejuízos à função hepática e renal; danos irreversíveis nas articulações; e sangramentos no estômago ou intestino. Além disso, o uso inadequado pode levar à perda de eficácia, fazendo com que a pessoa aumente a dose do medicamento, acreditando que o efeito esperado não foi alcançado.
“Além de todos esses problemas, a automedicação pode levar à dependência medicamentosa do cidadão, tornando o uso do medicamento algo estritamente necessário para desempenhar as suas atividades diárias, e isso ocorre principalmente com os analgésicos. Diante dessa situação, é importante que farmacêuticos e demais profissionais da saúde tenham algumas condutas para enfrentamento da redução dos casos de automedicação baseadas na educação em saúde da população”, completou Vanessa Telles.
Confira os cuidados a serem tomados para evitar intoxicação pelo uso incorreto de medicamentos:
1 – Evitar automedicação;
2 – Acompanhamento de um profissional de saúde supervisionando o paciente durante o tratamento medicamentoso;
3 – Não deixe medicamentos ao alcance de crianças;
4 – Sanar todas as dúvidas sobre o medicamento antes de tomá-lo;
5 – Se as dúvidas persistirem, tire-as com o farmacêutico porque ele será o último profissional da saúde que o paciente irá ter contato antes de iniciar o tratamento;
6 – Todo medicamento precisa ser utilizado por um tempo previamente estabelecido, portanto, se for utilizar um medicamento, você deverá verificar o tempo correto de tratamento na tentativa de evitar possíveis transtornos;
7 – O uso racional de medicamentos é algo sério e deve ser tratado com seriedade entre a população, juntamente com os profissionais da saúde;
8 – Em caso de intoxicação, ligar para o Ciatox 0800-283 9904 (atendimento 24 horas).
Comentários