“Dor do corpo pode ser causada pela mente”, afirma especialista
Psicanalista clínica, Dayse Costa irá falar sobre o tema em evento de saúde e bem-estar que acontece amanhã e quinta-feira em Vitória
Escute essa reportagem
O ditado “mente sã, corpo são” já demonstra a relação permanente entre as emoções e doenças físicas.
O tema “Doenças psicossomáticas: o que fazer quando as dores do corpo são causadas pela mente” será debatido pela psicanalista clínica e corporativa Dayse Costa, durante a 1ª edição da Expolife.
O evento integrado de saúde e bem-estar acontece amanhã e quinta-feira, no Ilha Álvares Cabral, em Vitória.
A feira, que terá entrada gratuita e funcionará de 14h às 22 horas, vai contar com palestras e mais de 50 expositores de marcas de diversos segmentos da saúde apresentando seus produtos, muitas delas com lançamentos exclusivos.
Dentro do seu tema, a psicanalista Dayse Costa adiantou alguns pontos importantes a serem compreendidos sobre as doenças psicossomáticas, que se iniciam na mente, mas que acabam provocando doenças físicas.
“As emoções, quando não são bem gerenciadas, quando há uma sobrecarga, a longo prazo, o que vemos é que elas acabam virando uma coceira, uma alopecia, uma dor de estômago, enxaqueca. E por que isso? Porque as emoções são neurotransmissores, que estão relacionados uma descarga neuroquímica nos nossos órgãos”.
Dayse Costa destacou que muitas pessoas buscam tratamentos e passam até anos tomando medicações apenas para a dor física, mas sem tentar uma solução para o que tem provocado isso.
“Muitas vezes é preciso também resolver as situações, as insatisfações, aquela raiva que está sentindo. As pessoas têm aquela enxaqueca, que já está crônica, e acham normal. Mas não é normal ter dores todos os dias. Aquilo pode ser algo não resolvido que precisa de um tratamento multidisciplinar”.
Tratamentos
A psicanalista clínica e corporativa reforçou que os avanços na medicina têm permitido que os médicos mesmos identifiquem e até encaminhem para um outro tratamento aqueles pacientes com dores crônicas que não têm uma causa aparente.
“O tratamento pode ser feito com terapia ou com técnicas direcionadas, mas ainda, muitas vezes, precisam do acompanhamento do psiquiatra ou até do médico que está tratando a doença física, por exemplo, um gastroenterologista ou ortopedista. As questões da mente muitas vezes se tornam mesmo um problema físico”,
Ela enfatizou que os estudos têm se aprofundado no tema.
“Há um estudo de 2020 de uma universidade norte-americana que apontou que de 5% a 7% da população mundial têm sintomas psicossomáticos. Isso significa cerca de 500 milhões de pessoas”, destacou Dayse Costa.
Saiba mais
Entrada será gratuita
- Expolife 2024
A feira começa amanhã, com a proposta de ser um evento para falar sobre prevenção e longevidade saudável como pilares.
O evento vai contar com mais de 50 expositores de marcas de diversos segmentos da saúde apresentando seus produtos.
Além disso, na programação haverá dezenas de palestras gratuitas, com credenciamento prévio pelo www.expolife.com.br.
- Estrutura
Serão 3 mil metros quadrados de área interna e externa, com vista do mar, e um formato dinâmico que envolve desde estandes diversos como aulas-show com práticas esportivas, degustações, palestras, talk-shows, e muito mais.
A idealizadora do evento, a jornalista, mestre em Comunicação e Pesquisa na área de Saúde e Comunicação, Lu Lima, enfatizou que a proposta é conectar profissionais da área da saúde, de todos os segmentos, com empreendedores da área.
Serviço
Data: amanhã e quinta-feira.
Solenidade de abertura: amanhã (13), às 13h30.
Horário: 14h às 22 horas.
Local: Ilha Álvares Cabral – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2100 - Bento Ferreira, Vitória.
Entrada gratuita para visitantes.
Credenciamento: www.expolife.com.br.
Mais informações: através do instagram @expolife.es e do site www.expolife.com.br.
Fonte: organização do evento.
Comentários