X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Após casos na Europa e Ásia, ES intensifica vacinação contra a Coqueluche

Objetivo principal é realizar a imunização contra a doença em creches, escolas e locais de grande movimentação de pessoas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Após casos na Europa e Ásia, ES intensifica vacinação contra a Coqueluche
Objetivo principal é realizar a imunização contra a doença em creches, escolas e locais de grande movimentação de pessoas |  Foto: Crédito: Assessoria/Sesa

Os 78 municípios do Espírito Santo estão sendo incentivados a intensificar a vacinação contra a Coqueluche (infecção respiratória, transmissível e causada pela bactéria Bordetella Pertussis), devido ao alerta do Ministério da Saúde sobre o aumento de casos da doença em países da Ásia e também da Europa.

O objetivo principal é realizar a imunização contra a doença em creches, escolas e locais de grande movimentação de pessoas.

Uma das novidades é a vacinação de trabalhadores que atuam em berçários e creches que atendem crianças de até 4 anos. Além deles, devem ser vacinadas também crianças (até seis meses), gestantes, mulheres com pós-parto, doulas e profissionais da área de saúde.

"A meta é atingir 95% da cobertura vacinal das crianças e gestantes no Brasil. Em 2024, até o mês de abril, a cobertura vacinal da coqueluche no Espírito Santo está em 90,24% para crianças menores de um ano, 80,10% para crianças com um ano, 83,59% para crianças com quatro anos e 114,18% para gestantes", afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde.

É importante ressaltar que as crianças devem ter três doses da vacina no esquema primário e doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade para estarem totalmente protegidas da doença.

Dados

No Espírito Santo foram confirmados quatro casos da doença até 5 de junho de 2024, em Cariacica, Serra e Vila Velha.

Em 2023, foram confirmados 7 casos em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Serra e Vila Velha.

Em 2022, 2 casos foram confirmados em Cariacica e Serra.

Em 2021 nenhum caso foi confirmado.

Em 2020, foram confirmados 6 casos em Guaçuí, Guarapari, Serra e Vila Velha.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: